Dia 4 — Criar o tom da marca

Samuel Fialho
Superlativo Blog
Published in
4 min readJan 17, 2018

Este artigo pertence a uma série a que chamei “Como testar uma ideia de negócio sem metermos os pés pelas mãos”. Acompanhe-me nos próximos dias numa jornada em que decidirei se avanço ou recuo com a concretização de um projecto.

Chegou a parte mais divertida. Pelo menos para mim. Começar a criar os materiais gráficos que dão suporte à ideia e que vão materializando e estabelecendo o tom da marca. Mas vamos por partes.

O objectivo passa por fazer uma campanha publicitária digital, através do Facebook, que capte a atenção do público-alvo definido. Nessa página existirá um video que explica de uma forma resumida o projecto e que leva as pessoas a visitar o site. No site, aquilo que pretendo é apresentar o serviço e, sobretudo, fazer com que as pessoas submetam o seu email. Isto é, verdadeiramente, o factor central de todo o teste.

Fluxo pretendido do utilizador para chegar até à página final (www.emitscience.com)

Já tinha uma ideia do que pretendia como materiais gráficos para a marca. Estando inserida no universo da ciência e querendo passar a característica de modernidade, facilidade e simplicidade, comecei a imaginar algumas ilustrações.

As ilustrações foram uma tendência clara no ano de 2016. Várias empresas gigantes começaram a perceber que uma boa ilustração pode resumir, de uma forma inteligente, toda a cadeia de valor dos seus produtos. Exemplos claros disso foram o Facebook e Atlassian, já para não falar da Google que sempre utilizou esta ferramenta nos seus produtos.

Tinha na cabeça, sei lá por que razão, algumas imagens de Almada Negreiros, sobretudo algumas personagens disformes que lhe são tão características. Este universo modernista trazia justamente aquilo que eu queria para a ilustração.

Almada Negreiros
Almada Negreiros
Almada Negreiros

Comecei por fazer alguma pesquisa. Sabia que queria usar como cores predominantes aquelas que constam no logótipo. As ilustrações da Atlassian, cujo o estilo aprecio muito, também estavam na minha memória. Eis os resultados que encontrei.

https://dribbble.com/shots/3473465-Grab-Your-invitation
https://dribbble.com/shots/3453788-Illustration-for-Mircli
https://asana.com/
https://www.atlassian.com/
https://dribbble.com/shots/3633823-Illustration-for-the-essensys-tech-part-2

E o que me saiu foi isto:

Longe de perfeita, ainda assim estabelece o mood da marca.

É claro que não saiu logo assim, à primeira. Esta imagem é o resultado de muitas iterações, de testes com amigos e de voltar a fazer tudo novamente. Ainda está longe de ser perfeita, mas é um bom caminho para a secção de destaque do site (também chamada de hero section).

Uma das coisas que tenho a certeza é de que o texto está demasiado longo. Terei de o resumir.

Acima de tudo, tenho já uma imagem para colocar como cover na página do Facebook:

Destaque para os 30% de desconto no site — é isso que interessa neste teste.

Longe de estar perfeito, estou contente com o resultado que aqui apresento. A ideia de uma cientista confortavelmente sentada, com o seu portátil, não necessariamente na universidade ou no laboratório, a produzir um póster científico de uma forma tranquila parece-me muito bem conseguida.

Esta foi a tarefa que, até agora, me consumiu mais tempo. Deu-me muito prazer criar esta ilustração mas também sei que me descontrolei um pouco. Apesar de tudo, o projecto pode ser interrompido a qualquer momento e este investimento de tempo não se alinha com o conceito de MVP.

Amanhã irei continuar a trabalhar no design. Pretendo finalizar a hero section do site. Se tiver tempo, irei ainda começar a pensar na arquitectura tecnológica do projecto. Coisas geeks, portanto.

Até lá e obrigado por continuar a ler estes artigos.

--

--

Samuel Fialho
Superlativo Blog

Full Stack Designer. React forever apprentice. Communication thinker. Original from Nazaré. Based in Lisbon.