Dia 6 — UI Design finalizado

Samuel Fialho
Superlativo Blog
Published in
4 min readJan 19, 2018

Este artigo pertence a uma série a que chamei “Como testar uma ideia de negócio sem metermos os pés pelas mãos”. Acompanhe-me nos próximos dias numa jornada em que decidirei se avanço ou recuo com a concretização de um projecto.

Mais um dia complicado, com pouco tempo para fazer muita coisa.

Essencialmente, peguei no trabalho que fiz ontem e revi-o de forma crítica. A hero section (a primeira parte que o utilizador vê assim que entra no site e, por isso mesmo, a parte mais importante) não tinha o destaque que eu queria.

Decidi colocar algumas manchas de cor atrás e, para já, vou optar pela solução que aqui apresento.

Hero Section redesigned para ter mais impacto visual

Redesenhei também os campos de email e o botão — como tenho vindo a referir, a parte central do teste. Quero ter o maior número de subscrições possível. Ao acrescentar o ícone e ao mudar a cor, acredito que se tenha tornado mais apelativo.

Outra novidade, face a ontem, é a inclusão de um botão “Get early access” (não irá ficar em inglês, simplesmente ainda não me lembrei de um termo sucinto em português). Uma vez que vai ser uma página única, não é necessário o menu de navegação. Por outro lado, quero que os utilizadores que entrem no site nesta fase tenham a sensação de exclusividade. Ao subscreverem já quero oferecer o seguinte valor:

  1. 30% de desconto na primeira encomenda;
  2. Estatuto especial de membro fundador (que irá receber novidades em primeira mão e descontos específicos);
  3. Acesso antecipado.

A secção seguinte também sofreu uma profunda alteração, graças ao feedback que já recebi no inquérito que está a decorrer. Um utilizador expressou sérias dúvidas quanto à personalização do serviço, à sua qualidade, e, particularmente, à revisão do ficheiro. Para combater essa dúvida, reforcei esta secção da seguinte forma:

Os ícones organizam a informação e dão-lhe mais destaque

O copy ainda não está concluído. Sinto que ainda estou a construir o tom da marca, mas já tenho a visão do que será. Não pode ser muito casual mas também não deve ser demasiado formal. É aqui no meio que se situa.

Adicionei mais três secções: mais uma repetição do formulário, lá mais para o final do scroll e que serve como reminder; uma secção que remete para este blogue (e que pretende dar um olhar sobre os bastidores do projecto — de novo, a sensação de exclusividade); e o rodapé.

Três novas secções

E foi isto. A partir daqui, comecei a adaptar o design para tablet. A única coisa que adicionei foi uma segunda ilustração de uma cientista a fazer uma experiência, na secção da história.

Design para tablets

E mais uma adaptação, desta vez para ecrãs de portáteis.

Design para laptop

É natural que ainda surjam alterações ao design, até porque ainda o vou testar com um conjunto de amigos, mas sinto que já tenho material para avançar para as próximas etapas.

E tu, o que achas? Tens alguma sugestão ou crítica a fazer? Todos os contributos são bem-vindos, por isso, não hesites em deixar-me um comentário.

Amanhã irei continuar a dinamizar o questionário para obter mais respostas. Dependendo da disponibilidade e do mood que tenha, irei avançar com um de dois cenários: ou começar a fazer a estrutura da história para produzir o video para a campanha publicitária; ou começar a desenvolver o código do site. Logo veremos.

Até lá e obrigado por continuar a ler estes artigos.

--

--

Samuel Fialho
Superlativo Blog

Full Stack Designer. React forever apprentice. Communication thinker. Original from Nazaré. Based in Lisbon.