Dia 9 — After Effects e modelo de negócio

Samuel Fialho
Superlativo Blog
Published in
3 min readFeb 1, 2018

Hoje vamos analisar o modelo de negócio, a partir do famoso Business Canvas Model.

Este artigo pertence a uma série a que chamei “Como testar uma ideia de negócio sem metermos os pés pelas mãos”. Acompanhe-me nos próximos dias numa jornada em que decidirei se avanço ou recuo com a concretização de um projecto.

Uma das formas de perceber a profundidade e o potencial de um projecto é através da eventual diversidade de modelos de negócio. É certo que queremos manter as coisas simples; mas saber que um projecto pode ter várias formas de obter financiamento é sempre algo que nos deixa mais descansados.

Confesso que esta não é a minha área e, apesar de ter lido muito sobre isto, não me sinto muito confortável a desenhar modelos de negócio. Para simplificar, peguei no famoso Business Model Canvas e comecei a fazer alguns testes.

Desculpem a falta de qualidade; foi uma foto tirada com o meu telemóvel partido, há algum tempo.

Na verdade, já tinha desenhado este esquema em 2017. De qualquer das maneiras, dá para sintetizar e pensar na forma como o negócio se organiza. Permite-nos focar em cada um dos aspectos essenciais de uma forma sistematizada — e isto garante-nos que estamos a ver toda a floresta e não apenas a árvore.

Existem vários videos que explicam como é que este modelo funciona, por isso, se tiver curiosidade, deixo esse trabalho para si.

O que queria realçar foi a surpresa que surgiu ao fazer este exercício. O facto de irmos trabalhando passo a passo o modelo, fez-me aperceber de que existem, pelo menos, mais duas formas de obter lucro para além da óbvia: vender pósteres científicos aos clientes.

De forma resumida, um dos modelos que posso desenvolver é a parceria com as organizações dos próprios congressos (e entrar, de certa forma, num segmento específico de organização de eventos); o outro passa por vender a grosso vouchers a empresas (farmacêuticas, por exemplo) que, através de um código, oferecem a impressão de um póster.

Entretanto, vou afixar este modelo aqui na parede do escritório para ir dando uma espreitadela de vez em quando. Pode ser que surjam mais ideias.

Hoje fiz mais duas cenas para a video publicitário. Aqui vai:

Amanhã irei continuar a fazer o video (que me está a demorar bem mais do que o previsto). Vou parar para fazer uma média de tempo e calcular quantas cenas consigo fazer no curto espaço de tempo que tenho. Se chegar à conclusão de que é impraticável, terei de editar a estrutura da narrativa e o texto e tentar eliminar as partes menos importantes.

Até lá e obrigado por continuar a ler estes artigos.

--

--

Samuel Fialho
Superlativo Blog

Full Stack Designer. React forever apprentice. Communication thinker. Original from Nazaré. Based in Lisbon.