CUSTOMER EXPERIENCE: CONFIRA OS PRINCIPAIS INSIGHTS DO ADOBE EXPERIENCE HOUSE

Guilherme Zanoni
Sep 4, 2018 · 3 min read

Transformação Digital, personalização, força do trabalho, cultura digital e data analytics foram algumas das mensagens transmitidas pelos convidados da Adobe no evento deste ano

A Adobe reuniu Microsoft, Via Varejo, Webmotors, Accenture e diversas outras marcas parcerias da multinacional de tecnologia; quatro escolas de marketing — Digital House, ConvergeYou, Hyper Island e a Berlin School of Creative Leadership — e grandes nomes do marketing para debaterem o tema “Marketing de Experiências“. Esse foi o Adobe Experience House, que aconteceu na Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC), em São Paulo.

Guiado por experiência do cliente, criatividade e inovação, o evento teve como objetivo criar um espaço de troca e aprendizado sobre transformação digital. Confira os principais insights apresentados pelos convidados do Adobe Experience House:

1 — Digital não é só ferramenta. É cultura

Parceiros de tecnologia são essenciais no processo de Transformação Digital das empresas, mas o engajamento interno também é peça-chave para que o movimento, de fato, aconteça. “Temos nos reorganizado internamente para trabalhar nossos produtos e serviços sob a ótica digital. Estamos buscando um novo mindset, ou seja, uma nova cultura para entregar experiências digitais para nossos clientes”, disse Paulo de Tarso, Vice-presidente de Educação Continuada da Kroton Educacional.

2 — Customer experience amplia alcance das mensagens de marca

A partir do momento em que as empresas entendem “experiência” como toda e qualquer interação dos clientes com uma marca, a customer experience passa a trabalhar a favor da comunicação e do marketing. “Novos canais de comunicação e a integração entre pontos de contato físico e digital aumentam o alcance de nossos produtos e das mensagens estratégicas de marca. Desta forma, nosso público também se torna nosso porta-voz”, explicou Gabriela Monteiro, Diretora de Digital Transformation do laboratório farmacêutico Sanofi no Brasil.

3 — Personalização é nova fronteira do e-commerce

Atender e até superar as expectativas dos clientes ao longo de uma jornada é um padrão das marcas mais inovadoras do mundo. Quando falamos sobre e-commerce, essa premissa ganha reforço da personalização. “É preciso criar uma jornada que mostre ao cliente que ele é único, que você conhece seus hábitos e sabe o que ele precisa. Que respeita a vocação de cada tela, seja do desktop, do mobile ou do relógio. Isso é fundamental para levar à conversão”, defendeu Fabio Marão, Gerente de Marketing Interativo e E-commerce da Azul Linhas Aéreas.

4 — Negócios orientados por dados superam expectativas dos clientes

Definir e executar as estratégias de marketing e de negócios a partir de uma análise minuciosa de dados garante mais assertividade e segurança para as decisões das empresas. “As marcas hoje estão sendo desafiadas sob a ótica de seus consumidores que demandam cada vez mais. Como resolver essa questão? Com uma estratégia data-driven”, assegurou, Paula Bellizia, Presidente da Microsoft no Brasil.

5 — Transparência é moeda de troca para engajamento

Palavra de ordem para os negócios éticos, a transparência vai pautar cada vez mais o trabalho dos líderes de marketing. “Nossas pesquisas apontam que 80% dos consumidores estão confortáveis com a coleta de dados, desde que a empresa seja transparente quanto ao seu uso”, disse Eduardo Bicudo, Managing Director da Accenture Interactive na América Latina.

6 — Dados é o mais fiel raio-x de consumo e comportamento humano

O uso criativo de dados em campanhas de marketing ganhou contornos mais claros durante a Adobe Experience House. “Quando falamos de dados, estamos falando de pessoas. De padrões de comportamento que se repetem e que nem sempre estão claros para nós sem uma ferramenta para analisa-los. Data é rede e a rede é o reflexo do comportamento das pessoas”, analisou Benito Berretta, speaker da escola de inovação Hyperisland na América Latina.


Supernova

Falamos sobre transformação digital, cultural e adoção dos métodos ágeis de gestão.

Guilherme Zanoni

Written by

teorias aleatórias sem o menor fundamento científico,

Supernova

Supernova

Falamos sobre transformação digital, cultural e adoção dos métodos ágeis de gestão.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade