4 dicas de marketing de conteúdo para o mercado de música em tempos de pandemia

Isabella Bailly
Supernova cc
Published in
4 min readMay 11, 2020
Foto: Dominika Roseclay via Pexels

A mudança de comportamento na sociedade devido à pandemia do COVID-19 é evidente, e o mercado da música/eventos foi um dos mais afetados com esta situação. O que fazer quando o seu produto é uma pessoa ou depende dessa pessoa para acontecer?

O Marketing de Conteúdo nada mais é do que abordar assuntos relevantes que sejam de interesse do seu público. Esse conteúdo pode ser feito através de posts, blogs, vídeos, stories. Vale lembrar que é importante saber quais dessas ferramentas são utilizadas pelos seus seguidores.

Além de ser uma estratégia já utilizada, o Marketing de Conteúdo é uma solução para que os profissionais de marketing auxiliem os artistas em períodos de crise como o que estamos vivendo. Os artistas são suas próprias marcas, por isso é fundamental que saibam se posicionar diante dessas situações, usando elas a seu favor.

Felippe Senne, sócio fundador da HUB Music Group, observou que, neste momento de crise, muitos artistas estão desacelerando seus esforços e investimentos de marketing em conteúdo, já que a maior fonte de renda deles são os shows. Com isso, está diminuindo a competição por atenção nas redes sociais. Uma outra observação de Felippe é o reaquecimento do Facebook com a crise do Coronavírus. É uma plataforma mais otimizada para o compartilhamento de notícias, debates, e por isso, é um equívoco achar que o Facebook está morto, principalmente neste momento em que as pessoas estão usando a rede social para buscar e compartilhar informações. Com a redução dos investimentos em redes sociais e o aumento do tráfego do Facebook, está mais barato impulsionar os posts nas redes sociais, principalmente no Facebook onde a concorrência está baixíssima.

Sendo assim, separamos alguns tópicos que podem ser úteis no Marketing de Conteúdo de artistas e empresas.

  1. Causas Sociais

O momento que o mundo vive é delicado e é de extrema importância que os artistas saibam se posicionar em relação ao assunto. As pessoas valorizam àqueles que usam seu poder de influência digital para criar uma corrente do bem.

Segundo o IBGE 2018, cerca de 5 milhões de pessoas trabalham no setor de música/evento no Brasil, e muitas delas encontram-se em uma situação financeira crítica com o cancelamento de todos os eventos no país. Os artistas podem estimular seu público a ajudar essas pessoas que fazem o show acontecer. Mostrar empatia por aqueles que os ajudam a entregar a melhor apresentação possível. Lembre-se que não precisa ser algo mirabolante ou um alto valor financeiro, pode ser algo simples, mas significativo.

Os artistas também podem atrelar-se a grandes projetos como forma de promover e estimular seus fãs a ajudar. Segue algumas sugestões de projetos que podem ser ajudados:

2. Conexão com o Público

Apesar da pandemia ser o assunto mais falado do momento, as pessoas têm outros interesses que gostariam de explorar na quarentena. Aproveite esse momento para se conectar mais com o seu público. Deixe que eles te conheçam mais, revele fatos curiosos da sua carreira, conte histórias da sua vida pessoal, faça tudo o que você sempre quis mas nunca teve tempo. Esse é o momento das pessoas te conhecerem de verdade, use este momento a seu favor e deixe a criatividade fluir.

O termo “Live” teve uma busca elevada nos últimos dois meses, segundo o Google Trends. Aproveite esta informação para utilizar esse recurso disponível e busque se diferenciar dos outros artistas. Traga fãs para aparecer na live, proponha debates sobre música, conecte-se aos seguidores.

Buscas por “Live” — Google Trends

3. Opções de Lazer e Entretenimento

Dê sugestões de como se divertir na quarentena. O grande ponto do Marketing de Conteúdo é estar atrelado a um conteúdo interessante. Não necessariamente esse assunto precisa ser sobre a sua carreira diretamente, mas usar sua influência para dar dicas e ser lembrado pelo público como uma referência.

As pessoas estão mais ansiosas, entediadas, nervosas, e os artistas e empresas podem dar sugestões de conteúdo, como:

  • Ensinar pratos típicos da sua região para as pessoas aprenderem em casa
  • Divulgar uma playlist para escutar em casa
  • Sugerir filmes
  • Sugerir livros
  • Dar dicas do que fazer em casa na quarentena

4. Disponibilize Informações

Buscas por “Curso Online” — Google Trends

A crescente busca por cursos online neste período está mostrando o interesse das pessoas em aprender e se profissionalizar. Muitas pessoas, por exemplo, têm vontade de aprender a produzir música, aprender a tocar um instrumento, seja por hobby ou como profissão. É interessante divulgar alguns materiais como:

  • Como funciona o processo de produção da música?
  • Quais programas você indica para produzir seu som?
  • Qual a sua dica para quem está começando?
  • Como é a vida na estrada?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de viver da música?

Compartilhar conhecimento é a chave para o sucesso neste período. Você se torna ponto de referência para as pessoas. As redes sociais são as principais plataformas para fazer com isso aconteça. Por isso, invista seu tempo e conhecimentos naquelas redes que podem trazer resultado, aquela rede de maior interesse do seu público. Assim, acredito que sairemos dessa crise mais fortes e preparados.

Fontes:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/26235-siic-2007-2018-setor-cultural-ocupa-5-2-milhoes-de-pessoas-em-2018-tendo-movimentado-r-226-bilhoes-no-ano-anterior

--

--