Aceita ou surta: aprendendo com as críticas através da Design Review

Alisson Rocha
Superplayer & Co
Published in
5 min readOct 17, 2018

Design Review ou Design Critique, é o processo de analisar um projeto de design e colher feedback, a fim de verificar se ele atende seus objetivos iniciais. Esse texto tem a intenção de mostrar minha experiência ao implementar a prática dentro da Superplayer & Co.

Por que fazer uma Design Review?

A crítica é uma etapa crucial ao processo de design e o feedback, quando recebido de uma maneira formal, pode ajudar a expandir a visão quanto a um determinado assunto. Por isso, abordar um projeto a partir de pontos de vistas distintos pode ajudar na tomada de decisões, solução de problemas e o aperfeiçoamento técnico de quem obtém críticas.

Incorporar tal dinâmica no processo de trabalho de um time pode ajudar designers a mostrarem suas alternativas sem medo de críticas e tornar membros “não-designers” da equipe cientes do andamento e cada vez mais atentos a detalhes relevantes para o resultado final.

-E se a gente tornasse isso um chatbot?

-Acho que dava pra resolver tudo isso aí com inteligência artificial hein.

-Podia ser mais modernoso, mais disruptivo, mais Dribbble!

-Tá lindo! Só não entendi o parágrafo que fala sobre Lorem Ipsum :/

🤔 Se algum desses exemplos já aconteceu enquanto você apresentava algum projeto, deve entender o quanto é frustrante e improdutivo para o time todo a falta de objetividade no momento do feedback.

Por isso, a Design Review é uma abordagem mediada, cronometrada e orientada para a discussão de tópicos claros e objetivos. Cada participante tem seu espaço para falar sobre cada tópico por um tempo pré determinado. Isso evita que as reuniões sejam longas e cansativas e que os participantes divaguem sobre assuntos não pertinentes.

Lembrando que cada time tem suas características únicas e, por isso, montar a experiência perfeita de revisão de design depende de diversos fatores, mas ter um guia de como começar já ajuda bastante 😉

Como começar

Se o objetivo de uma Design Review é estimular a abordagem de um problema a partir de diferentes pontos de vista, nada melhor do que um time formado por participantes especialistas em diferentes áreas para acrescentar multiplicidade à dinâmica.

Estabelecendo os papéis dos participantes

A Review costuma funcionar melhor dividindo os participantes da seguinte forma:

  • Designer: Participante responsável por descrever qual é o problema e as suas possíveis soluções, as ideias a serem exploradas e por apresentar o andamento do projeto até então, exibindo aos demais tudo que foi planejado e executado (wireframes, fluxos, telas finais, protótipos, vídeos e o que mais julgar necessário para o entendimento do que foi produzido). Seu papel também é definir qual o tipo de feedback é esperado durante a review. Se o objetivo for validar um fluxo de telas, por exemplo, não tem sentido discutir por horas qual a melhor cor para deixar perfeito o degradê de um botão.
  • Audiência: Deve contar com a presença de todos os participantes que irão se envolver de maneira direta na implementação sugerida pelo(a) designer, e os integrantes que não necessariamente trabalham diretamente no projeto, mas que possam trazer uma ótica diferente e contribuir com insights. A audiência tem o papel de entender o contexto do problema e fazer perguntas (muitas perguntas) para solucionar possíveis dúvidas ou criar um novo rumo em direção à solução.
  • Mediador: É necessário que tenha um conhecimento prévio e pleno do projeto junto ao(à) designer, que ajude a decidir de antemão quem irá participar da Review, qual o seu cronograma e o tempo de cada etapa . Além disso, deve assegurar que os participantes se mantenham em seus papéis e cumpram o cronograma, tomar notas durante a dinâmica para auxiliar o(a) designer enquanto ele interage com a audiência e, ao final da discussão, perguntar quais serão os próximos passos chave para solucionar o que foi levantado e documentar a resposta.

Cronograma da dinâmica

  1. Familiarização: Deve ser enviado à audiência um material para estudo prévio quanto ao que será abordado durante a Design Review.
  2. Concentração: ❌💻📱🚫 Notebooks e telefones guardados para evitar distrações e otimizar o tempo. Apenas material com anotações realizadas devem ser usados.
  3. Apresentação do problema: A dinâmica deve iniciar com o(a) designer apresentando à audiência o contexto do problema, o status atual do trabalho de design e o foco esperado quanto aos feedbacks.
  4. Consenso: O time deve mostrar total compreensão do problema e concordar quanto ao que está sendo avaliado para poder seguir em diante.
  5. Feedback: Aqui a audiência critica o trabalho apresentado e uma prática interessante é começar apontando todos os pontos positivos (um elogio sempre melhora a autoestima do designer 🤓) e, em seguida, questionar pontos onde algo não ficou claro e sugerir melhorias. A audiência deve ser incentivada a falar sem medo de julgamentos pois qualquer ideia é válida nessa etapa e o que será modificado será decidido em uma etapa posterior . No entanto, cabe ao mediador intervir caso alguém desvie o assunto do objetivo principal da review.
    Para otimização de tempo, a Design Review pode ser dividida em partes relacionadas às etapas de design. Assim, em cada uma delas, os participantes comentam individualmente e sem interrupção seus apontamentos relativos àquela etapa. Quando todos tiverem concluído suas ponderações partimos para a próxima etapa e repetimos o processo. Ao final dos comentários em todas etapas, há uma roda de troca de ideias onde todos podem falar livremente entre si antes de seguirmos para a fase de iteração.
  6. Iteração: Após a tomada de notas cabe ao(à) designer avaliar quais pontos são válidos para a solução do problema e quais podem ser deixados de lado e, em seguida, planejar como abordar tudo que foi sugerido para levar o projeto adiante.

Conclusão

A cada design apresentado e avaliado, o processo de crítica melhora e com ele os resultados dos projetos. Estar aberto a ouvir e mudar é uma habilidade que deve ser exercitada por designers e demais membros de uma equipe para garantir uma melhor tomada de decisões e a conquista de soluções mais eficazes.

Ficou a fim de testar na sua empresa? Depois conta aí o resultado 😁

--

--