6 Livros sobre que comprovam a importância do Design para o seu negócio

Tauan Novarro
Superplayer & Co
Published in
4 min readNov 14, 2018

Seguindo a nossa tradição de indicar conteúdos para serem aproveitados no final de semana toda sexta-feira, nossos team players selecionaram a dedo 6 livros sobre design que envolvem negócios e experiência de usuário para você ler e aprender mais sobre um dos pilares que compõem a cultura da Superplayer & Co.

#1 CHANGE BY DESIGN, Tim Brown:

Neste livro, Tim Brown, CEO da IDEO, a famosa empresa de inovação e design, mostra como as técnicas e estratégias de design são essenciais a todos os tipos de negócios. Change by Design não é um livro de designers para designers; é um livro para líderes criativos que procuram infundir o design thinking em todos os níveis de uma organização e no desenvolvimento de produtos ou serviços, impulsionando novas alternativas para os negócios e a sociedade.

#2 ISTO É DESIGN THINKING DE SERVIÇOS: Marc Stickdorn & Jakob Schneider:

Em um cenário onde as diferenças entre produtos e serviços tornam-se cada vez mais esmaecidas Isto é Design Thinking de Serviços introduz uma abordagem interdisciplinar para projetar soluções inovadoras e focadas no usuário. Além de tratarem do assunto pelo viés teórico, os autores também apresentam uma coletânea de ferramentas, dinâmicas, exercícios e modelos que contribuem para a aplicação prática do Design de Serviços em diversas realidades.

#3 GRAPHIC DESIGN THINKING, Ellen Lupton & Jennifer Cole Phillips:

Este livro explora não apenas métodos e abordagens para definir problemas, obter ideias e criar soluções colaborativas, mas também métodos de pesquisa mais estruturados para estimular o pensamento fresco e, finalmente, desenvolver soluções viáveis. A obra também apresenta diversas técnicas de pesquisa criativas que incluem grupos de foco, entrevistas, mapeamento de marca e co-design. Cada método é explicado com um breve texto narrativo seguido por uma variedade de demonstrações visuais e estudos de caso. Acima de qualquer outra premissa, este livro é uma caixa de ferramentas essenciais para qualquer um que esteja explorando o universo da criatividade.

#4 DESIGN DO DIA A DIA, Donald A. Norman:

Mesmo os mais espertos entre nós podem se sentir ineptos ao conseguir descobrir qual interruptor de luz acende qual lâmpada, qual botão do fogão deve ser acionado para acender determinada boca, ou se devemos empurrar, puxar ou deslizar uma porta. A falha, segundo este livro de Donald A. Norman, não reside em nós mesmos, mas no design de produto que ignora as necessidades dos usuários e os princípios da psicologia cognitiva. O livro apresenta exemplos em abundância, entre eles, o videocassete, computador e o telefone de escritório, todos exemplos de como não projetar para as pessoas. O autor é um psicólogo mundialmente famoso e pioneiro na aplicação da ciência cognitiva. Seu objetivo é elevar a consciência de consumidores e designers para as vantagens de produtos fáceis de usar e entender.

#5 NÃO ME FAÇA PENSAR, Steve Krug:

Este livro busca tratar sobre a usabilidade na Web com informações e conselhos práticos, tanto para novatos quanto para veteranos. Dessa forma, se tornou um clássico essencial para todos que trabalham com web design. De forma irônica e divertida, Steve Krug traz insights e exemplos reais dos do´s & dont´s quando se projeta em ambientes virtuais. Não se surpreenda se mudar completamente a maneira como você pensa em Web design.

#6 CLIQUE: COMO NASCEM AS GRANDES AS GRANDES IDEIAS, Frans Johansson:

Este livro mostra ao leitor como incorporar a incerteza no centro da execução e da estratégia. O sucesso pode acontecer a qualquer momento. A vida dá voltas de maneiras extremamente inesperadas, e não faz sentido, num esquema estratégico, ignorar esse fato básico. Quanto mais rápido o mundo se move e quanto mais interconectado está, menos previsível ele se torna. Lendo Clique: como nascem as grandes ideias, você com certeza terá uma nova compreensão de como atuar sobre as oportunidades num mundo absolutamente imprevisível.

O que achou de nossas indicações? Já leu algum desses livros? Conhece outros livros sobre design que não podemos deixar de ler? Conte-nos aqui!

--

--