Escalando seu time para França

Boas escolhas para o Fantasy da WSL

Chico Pimentel
Surf Metrics
4 min readOct 5, 2017

--

WSL / Poullenot

Nesta semana inicia o primeiro evento da perna Europeia, os eventos que antecedem Pipe. Este ano, pelo desenrolar do campeonato, será muito difícil vermos um campeão por antecipação, como na temporada passada, quando John John venceu o campeonato mundial em Portugal. Falando no havaiano, vale a pena dar uma olhada no progresso que o surfista vem obtendo ao longo dos anos. Na frança ele lidera o ranking de performance, com as melhores médias nas ondas.

Gabriel Medina também impressiona pelos seus número na França, o surfista possui o melhor histórico. Nas últimas cinco edições o brasileiro obteve duas quartas de final e três finais, são 78,57% de aproveitamento em 28 baterias disputadas no período. Ninguém tem números tão bons, por isso nós o elegemos como o rei da França. Mas acredite, apesar do sucesso, nosso cálculo não escolheu Medina para o Tier A. O motivo, você encontra ao longo do texto.

Estas são as escolhas da melhor versão do nosso cálculo. Se quiser analisar quão bem ele vem acertando, é só analisar os resultados.

Tier A

John John Florence

  • Média nas baterias do evento: 14,88
  • Porcentagem de vitórias no evento: 66,67%
  • Média no fantasy do evento: 101,7

Está difícil não escolher JJF no evento da França. Nas últimas cinco participações o surfista avançou ao menos até as quartas, não houve resultado ruim no período. Estamos falando da melhor média nas baterias do evento. Além disso, o surfista lidera o ranking estatístico com o melhor valor agregado de média nas baterias e porcentagem de vitórias nesta temporada.

Já repetimos bastante: John John vem melhorando suas estatísticas, este ano seus números superam a temporada de 2016. O atleta está elevando o nível do esporte.

Julian Wilson

  • Média nas baterias do evento: 13,18
  • Porcentagem de vitórias no evento: 57,14%
  • Média no fantasy do evento: 76,23

Esta é a escolha de risco da projeção. A audácia é ratificada pela fase do surfista. É a única justificativa para ele estar à frente de Medina nas escolhas. Julian é o único surfista que, nos últimos 5 eventos desta temporada não sofreu eliminação no round 3. Mas apenas este fato não o faria entrar para as escolhas. Desde 2012 apenas Medina e JJF venceram mais baterias que o surfista dentre as escolhas do tier A.

Tier B

Kolohe Andino

  • Média nas baterias do evento: 12,37
  • Porcentagem de vitórias no evento: 56,52%
  • Média no fantasy do evento: 71,97

Andino não tem uma das melhores médias nas baterias da França. Entretanto, sua porcentagem de vitórias está entre as melhores, nesta parte da tabela apenas Mick Fanning possui registros melhores. Nas últimas cinco edições do evento, em apenas uma o surfista foi eliminado no round3. O seu surf encaixa bem nas ondas da França.

Mick Fanning

  • Média nas baterias do evento: 13,94
  • Porcentagem de vitórias no evento: 63,16%
  • Média no fantasy do evento: 83,28

Fanning não surfou o evento da França no ano passado. Nas últimas três participações ele obteve resultados sólidos, de 2013 a 2015 foram, respectivamente: campeão, rd5 e quartas. Dentre os surfistas do tier B ele possui a melhor porcentagem de vitórias e média nas baterias. É uma ótima escolha para o evento.

Joel Parkinson

  • Média nas baterias do evento: 12,74
  • Porcentagem de vitórias no evento: 47,37%
  • Média no fantasy do evento: 64,83

Joel é um surfista que já foi bastante consistente na França, mas atualmente não vem apresentando bons resultados. A última vez que o surfista venceu uma bateria no evento foi em 2014, é bom ficar de olho. As projeções o escolhem pela quantidade de vitórias que o surfista obteve nesta temporada.

Adrian Buchan

  • Média nas baterias do evento: 12,59
  • Porcentagem de vitórias no evento: 46,15%
  • Média no fantasy do evento: 60,09

Adrian acaba de obter bons resultados no Tahiti e em Trestles, está numa ótima fase. A média de Buchan nas baterias, em geral, vem aumentando ao longo dos anos. Apesar de seus resultados na França não serem muito favoráveis nos últimos anos, a fase atual o garante entre as escolhas.

Pode ser uma boa aposta escolher os rookies para o Tier B. Connor O'Leary e Frederico Morais estão surfando em um nível altíssimo. Joan Duru obteve resultados melhores ao início do ano, mas irá surfar em casa. Além disso as projeções possuem poucos dados sobre rookies, são poucas baterias no profissional para conseguir apontar números relevantes.

Tier C

Jadson André

  • Média nas baterias do evento: 10,88
  • Porcentagem de vitórias no evento: 47.06%
  • Média no fantasy do evento: 55,07

Jadson acabou de ter um bom resultado em Trestles. Além disso o surfista possui um boa porcentagem de vitórias na França, no tier C apenas Miguel Pupo possui um número melhor. O surfista teve bons resultados no evento em 2014 e 2015, vamos torcer para ele recuperar a boa fase este ano.

Ezekiel Lau

  • Média no ano: 12,95
  • Porcentagem de vitórias no ano: 30.43%

Dentre as escolhas do Tier C, Ezekiel Lau foi quem mais venceu baterias este ano, são sete vitórias até o momento. As projeções o escolhem por obter em média, ótimos resultados na temporada de 2017.

Vamos ver o que as ondas da França irão proporcionar. O evento pode apresentar condições variadas, esse fato faz com que não tenhamos um surfista que sempre tenha resultados consistentes por lá. Os únicos que realmente chamam a atenção são JJF, Medina e Julian; os demais surfistas variam muito sua performance. Esteja preparado para as zebras e surpresas que a França irá apresentar.

Se quiser simula outros cenários, pode visitar o nosso simulador e escolher as projeções que você mais acredita.

--

--