Negócios Sociais, entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, fique com os dois!

Eduardo Rodrigues
Sustineri
Published in
3 min readApr 5, 2018

Na ultima terça-feira tive a oportunidade de dividir com os alunos da PUC-Campinas um pouco da minha experiência estudando os Negócios Sociais. Foi um minicurso com pouco mais de 2 horas de duração durante o IV Encontro de Economia e Negócios organizado pelo Diretório Acadêmico Visconde de Mauá.

Fiquei muito contente com os feedbacks e em saber que as inscrições tiveram de ser encerradas devido a grande procura. Para quem não conseguiu ir, e mesmo para quem foi, mas gostaria de entender melhor o assunto, fica aqui esse resumo.

Antes de começar a falar em Negócios Sociais, é importante entender um pouco de Sustentabilidade, e uma boa introdução ao tema é conhecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são 17 objetivos, com suas respectivas metas e indicadores, elaborados pela ONU para serem alcançados até 2030 e englobam questões como a Erradicação da Pobreza (ODS 1) e o Combate às Mudanças Climáticas (ODS 13).

Assim, eles servem como um roadmap para uma sociedade mais justa e sustentável. Ademais, eles são de grande importância, pois nos ajudam a criar uma Ficção Social, uma Utopia para qual caminhar em direção. Como diz o criador o Grameem Bank e idealista dos Negócios Sociais Muhammad Yunus: Se podemos imaginar, podemos chegar lá!

Dessa ideia surgem os Negócios Sociais. Alternativas às ONGs, empresas e poder público que, embora ainda tenham seu conceito contestado e debatido na academia, podem ser entendidos genericamente como organizações com finalidade social que sustentam financeiramente por meio de mecanismos de mercado, como comercialização de produtos e serviços. Se encaixam aí o Grameen Bank, do Muhammad Yunus, o Moradigna, o Saladorama, a Geekie e a 4YOU2, dentre muitos outros.

No Brasil, quem trabalha na disseminação do conceito de negócios sociais e de inovação social, principalmente entre o público jovem, é o Movimento Choice. Eles realizam programas e experiências que incentivam a inovação social, a construção de uma carreira com impacto social e a realização de mudanças significativas para a sociedade e para o meio ambiente. E foi por meio deles que eu tive meu primeiro contato com Negócios Sociais.

Se você se interessou e gostaria de saber mais sobre Sustentabilidade, Negócios Sociais e Inovação social, entra em contato comigo pelo e-mail no final do texto. Eu vou adorar poder bater um papo e trocar experiências!

E se você curtiu a ideia de poder viver uma experiência transformadora em Inovação Social e em Negócios Sociais, dá um pulo lá no Facebook do Choice. Tenho certeza que eles vão te receber de braços abertos!

Um grande abraço!

Contato:

Eduardo.lr@puccmpinas.edu.br

https://www.linkedin.com/in/eduardolr07/

https://www.movimentochoice.com/

https://www.facebook.com/movimento.choice/

Livros e artigos sobre o tema:

COMINI, G.; BARKI, E.; AGUIAR, L. T. DE. A three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analysis. Revista de Administração (São Paulo), v. 47, n. 3, p. 385–397, 2012.

PHILLS, J. A.; DEIGLMEIER, K.; MILLER, D. T. Rediscovering Social Innovation. In: Stanford Social Innovation Review. v. Fall p. 89–98. 2013.

YUNUS, M. Criando um Negócio Social: Como Iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas da sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

--

--

Eduardo Rodrigues
Sustineri

Mestrando em Sustentabilidade pela PUC-Campinas, estuda Inovação Social em ONG’s e Negócios Sociais. Escreve às segundas na Sustineri.