A verdade está lá fora: Pessoas além das Personas

Vieira Alcides
Suzano DigitalTech
Published in
2 min readNov 13, 2023

Você já assistiu à série “The X-Files” (Arquivo X)? Essa série de ficção científica e suspense, que teve sua primeira exibição entre 1993 e 2002, com revivals em 2016 e 2018, protagonizada pelos agentes do FBI, Fox Mulder e Dana Scully que investigavam casos paranormais, atividades extraterrestres e conspirações do governo. Nesta série, uma frase se tornou icônica: “A verdade está lá fora”, além de um lema recorrente, também encapsula a ideia de que as respostas para os mistérios que os personagens enfrentam não eram facilmente acessíveis ou evidentes, e que muitas vezes envolvem enigmas ocultos e níveis mais profundos de conhecimento.

Sobre essa temática, gostaria de trazer uma provocação investigativa em relação ao conceito de personas, que no mundo do marketing e da psicologia são representações fictícias de diferentes tipos de clientes que uma organização pode ou gostaria de atender. Elas nasceram para entender as necessidades, desejos e comportamentos dos clientes de forma mais aprofundada… Será mesmo?

Então, imagine as pessoas além das personas, com características, desejos, desafios e necessidades únicas. Elas representam segmentos específicos do nosso mercado e nos ajudam a entender quem são nossos clientes na essência. No entanto, para que isso aconteça, precisamos olhar com certo ceticismo para as pessoas além dos aspectos demográficos propostos pelas personas. Precisamos escutar efetivamente as pessoas, pisar na gemba e perguntar para quem está na linha de frente das organizações, o que realmente está acontecendo com nossos clientes e quais são seus propósitos.

Ao explorar propósitos das pessoas além dos contextos demográficos, devemos estar preparados para ir além do superficial. Precisamos buscar detalhes, entender suas jornadas, compreender suas dores e expectativas. Afinal, a verdade sobre os nossos clientes está lá fora, esperando para ser revelada, e com o Framework Fit for Purpose (#F4P), podemos concretizar esse constante anseio pela verdade e transparência em saber porque os clientes escolhem nossos produtos ou serviços.

Como observamos frequentemente na série The X-Files devemos questionar o que é aparente, a explorar mais adiante e a desvendar a verdade oculta, o uso das pessoas além das personas nos permite ver suposições palpáveis e conectarmos genuinamente com nosso público-alvo e descobrir em qual segmento queremos trabalhar, bem como onde não queremos atuar.

Lembrem-se, a verdade está lá fora, esperando para ser descoberta. Vamos abraçar essa nova maneira investigativa utilizando Fit for Purpose (F4P), voando por instrumentos com F4P Cards e Box Score, segmentando o mercado pelo propósito do cliente, absorvendo os feedbacks, e métricas a fim de evoluir constantemente o design, implementação e entrega do produto ou serviço, e por fim estabelecer um caminho saudável para o sucesso de nossas entregas através da compreensão profunda dos nossos clientes.

--

--

Vieira Alcides
Suzano DigitalTech

Emphasizing agility and multicultural training, my leadership extends beyond teams. I aim for assertive workflow management, balancing demands and capabilities.