Ambientação Avançada Suzano Programa de Estágio Superior

Psicólogo Guilherme Pierina
Suzano DigitalTech
Published in
3 min readOct 24, 2022

Na semana de 3 a 7 de outubro de 2022, os estagiários recentemente ingressantes na Suzano, grupo do qual faço parte, tiveram a oportunidade de participar do evento denominado Ambientação Avançada. Nesse período, tivemos a agenda bloqueada para aprendermos mais sobre o negócio da Suzano, desde a seleção de clones de eucaliptos, a plantação das mudas e a colheita, passando pela logística e pelo transporte da madeira, até os processos industriais da transformação química da celulose até chegar ao papel final.

Assim, aprendemos bastante sobre as áreas de negócio da empresa, de modo a pensarmos em ideias e iniciativas a serem desenvolvidas ao longo do Programa de Estágio, como um desafio. Dado que o processo produtivo é extremamente complexo e envolve numerosas etapas e procedimentos, há muito espaço para melhoria e inovação, a fim de gerar eficiência e ganho de caixa.

No estado de São Paulo, em Itapetininga, localiza-se uma das unidades florestais da Suzano e também o escritório da FuturaGene, onde são realizados os testes genéticos nos eucaliptos. Já na cidade de Suzano, fica uma das unidades industriais, onde são feitos tanto o processamento da celulose como a produção de papel.

Interessante notar quanto a tecnologia está envolvida em todos os processos, mesmo os naturais. Como otimizar decisões em prol da produtividade ao longo do tempo, quando se trata de dezenas de variáveis? Pois é, apenas com o auxílio de softwares de dados.

Por exemplo, digamos que você fosse responsável por um abacateiro, sabendo que existem diversas espécies diferentes dessa planta. Embora todas deem abacate, cada uma produz um fruto com características específicas. Seria importante que você tivesse muito conhecimento a respeito do clima e do solo na região em que iria plantar, correto? Além de saber sobre a incidência de luz solar, as necessidades nutricionais de cada espécie de abacate (pensando na adubagem), entre outros fatores.

Parece difícil, não é mesmo? E realmente é: são muitas informações para dar conta e tomar uma decisão. Agora imagine que você fosse responsável não por um jardim, mas por 10 mil (ou mais) espalhados pelo Brasil – este país gigante, de dimensões continentais. Como você daria conta de todos esses jardins? Impossível! Você precisaria de uma equipe de centenas de pessoas trabalhando para você… Ou – quem sabe? – de uma forma de automatizar esse processo.

Pois é! Entre tantas outras questões com as quais a Suzano se depara, uma delas é justamente essa em relação aos eucaliptos e suas florestas. Como dar conta de decisões ao longo dos anos levando em consideração tantas variáveis, numa realidade em que nem todas as informações são conhecidas ou estão disponíveis? Somente com um poderoso software e uma enorme base de dados capazes de tal proeza para otimizar a tomada de decisão.

Esses são os desafios com os quais os profissionais de tecnologia lidam diariamente, tendo de ser criativos e inteligentes para fornecer os melhores resultados ano após ano para a companhia, que se renova a partir da árvore e de sua celulose.

--

--

Psicólogo Guilherme Pierina
Suzano DigitalTech

Psicólogo Guilherme Henrique Pierina Marques CRP: 06/198.303