Reimagining Businesses: design thinking aplicado como abordagem estratégica para solucionar os desafios das áreas de negócios da Suzano

Amanda Rabelo
Suzano DigitalTech
Published in
4 min readNov 3, 2022

Num mundo de incertezas, onde é alta a velocidade de evolução do mercado e das tecnologias, é necessária uma abordagem criativa para a resolução de problemas. Nas unidades de negócios da Suzano SA, adotamos a metodologia do design thinking (DT) como ferramenta de abordagem para orquestrar e conduzir imersões e workshops exploratórios em agendas colaborativas, com o intuito de encontrar oportunidades tecnológicas inovativas para as dores e necessidades dessas áreas.

De acordo com o Norman Nielsen Group, uma das maiores referências em design thinking do mundo, “a ideologia do DT afirma que uma abordagem prática e centrada no usuário para a solução de problemas pode levar à inovação, e a inovação pode levar à diferenciação e a uma vantagem competitiva”.

Estrutura do design thinking.
Estrutura do design thinking.

A abordagem do design aplicado a essas dinâmicas consiste em três macroetapas: explorar, idear e executar. Na primeira fase, conduz-se o entendimento de todos os aspectos e cenários envolvidos, de modo que eles possam ser refinados, resultando em descrições sintetizadas dos problemas a serem analisados ou das condições a serem melhoradas. Para que essa etapa seja bem-sucedida, são levadas em consideração as dores e necessidades das pessoas, as possibilidades tecnológicas e os requisitos para o sucesso do negócio.

Já na segunda etapa, reúne-se um time multidisciplinar que conecta estratégia, tecnologia, inovação e negócios com o objetivo de idear, definir e priorizar as hipóteses e soluções a serem exploradas e desenvolvidas na próxima fase.

Etapas de abordagem do design thinking aplicado às dinâmicas do Reimagining Businesses.

Um dos grandes ganhos ao realizar workshops colaborativos com as unidades de negócios é ter proximidade suficiente para conhecer e analisar em profundidade o funcionamento do negócio e seu contexto, cocriar com as áreas (usuários que, de fato, entendem e vivem o assunto) e poder, assim, ser provocativos e inovadores na proposição de soluções.

Reimagining Businesses

A série de workshops é um convite a repensar e reimaginar o modelo de trabalho atual olhando para o futuro de forma colaborativa. Focados em atender as áreas de negócios da Suzano SA, alinhadas na cocriação com os integrantes do time da DigitalTech, esses encontros têm como objetivo final construir um backlog de oportunidades em relação à redução de processos burocráticos, digitalização, automatização de processos, melhorias e novos produtos transformacionais, além de convidar as áreas a refletirem e desenvolverem sua visão de futuro.

As dinâmicas dos workshops são divididas em dois momentos distintos com intenções complementares. O primeiro tem como foco trazer um olhar para soluções de curto e médio prazo, que endereçam as dores latentes levantadas no pré-work realizado com as áreas de negócios. Já o segundo tem como objetivo exercitar a criatividade e imaginar futuros possíveis a partir da exploração dos estudos de tendências, tecnologias emergentes e ampliação da consciência para a discussão coletiva.

Estrutura e execução

A primeira etapa do trabalho consiste em analisar o contexto e o cenário atual das unidades de negócios da Suzano SA e construir, de forma personalizada, uma abordagem que vá ao encontro de suas necessidades. Dessa forma, a série de workshops apresenta uma metodologia clara e definida, que se adequa à realidade das diferentes áreas, e inclui as atividades descritas a seguir.

Pré-work

Board de registro do pré-work e do workshop realizados com a ferramenta Miro.
  • Reunião de kick-off com as lideranças do negócio para entendimento das necessidades;
  • mapeamento do cenário “As Is” do processo atual a ser analisado junto às áreas de negócios;
  • mapeamento dos produtos digitais existentes (ou em desenvolvimento);
  • identificação e segmentação dos pontos de dores;
  • classificação das dores e oportunidades, como melhorias/novas funcionalidades em produtos existentes, criação de novos produtos ou automatizações.

Workshop

Workshop Reimagining Businesses UNPE Suzano.
  • Apresentação dos resultados encontrados em formato de fluxo de processos;
  • dúvidas e discussões sobre pontos de dores não identificados;
  • priorização inicial dos produtos;
  • palestra sobre visão de futuro — pensamento disruptivo e tendências em tecnologia;
  • exercício de visão moonshot — onde o negócio quer estar no futuro?;
  • exercício de definição de propósito da área — o que move o negócio?;
  • roadmap de produtos priorizados.

Conclusão

A partir de uma visão colaborativa, centrada no usuário e atenta às dores e necessidades, que conecta os objetivos do negócio às tendências e oportunidades em tecnologia, é possível desenvolver um plano de trabalho eficaz e uma estratégia mais eficiente.

O sentimento de pertencimento das áreas de negócios ao participarem das definições de hipóteses e cocriarem as soluções é extremamente importante para garantir a implementação das ações necessárias, o sucesso da execução e a mensuração dos objetivos planejados.

A abordagem do design thinking, apoiada nos pilares de empatia, colaboração e experimentação, permite o desenvolvimento de um ecossistema robusto, colaborativo e conectado, preparado para a transformação digital da companhia, a otimização dos processos e um maior engajamento dos colaboradores.

--

--