Mauá define “Melhorar a Empregabilidade dos Alunos” como o grande objetivo do seu planejamento estratégico

SYMNETICS
SYMNETICS
Jun 24, 2020 · 4 min read

A rapidez com que surgem as novas tecnologias demanda abordagens educacionais inovadoras e agilidade para acompanhar as mudanças que elas causam nas profissões em geral. Redução das vagas de emprego e especialização são resultados desse momento e as universidades precisam estar preparadas. O fato é que hoje os jovens procuram carreiras, e faculdades, que lhes proporcionem empregabilidade aliada a um propósito.

A fim de atender a essa demanda, rediscutindo a sua proposta de valor e o papel de suas áreas internas, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) — fundado em 1961 e referência nas áreas de Administração, Design e Engenharia — começou em 2016 um trabalho de Planejamento Estratégico baseado no BSC. Isso resultou na definição de 20 projetos estratégicos, dentre eles o de Integração de Pessoas e Processos, para o qual a Symnetics foi convidada a contribuir.

Para melhorar a qualidade dos processos organizacionais e acadêmicos, por meio do mapeamento e redesenho das atividades, integração com os sistemas de informação e de gestão, e capacitação dos colaboradores, o projeto foi dividido em três partes: Análise e Priorização de processos estratégicos; Implementação de Melhorias; e Estabilização dos processos-chave.

Diagnóstico e capacitação

A primeira etapa dos trabalhos começou em agosto de 2017, quando foi feito um diagnóstico, necessário para entender e conhecer o plano estratégico e com isso mapear os processos, avaliando-os em conjunto com o IMT. “Além de poder entender bem onde deveria ser concentrado o esforço para atender melhor ao que estava sendo proposto, essa fase permitiria à consultoria capacitar os gestores da Mauá a executar esses e os demais processos classificados como ‘chave’ no planejamento”, conta Jarbas Guimarães, sócio-diretor da Symnetics.

Assim, durante 10 semanas, o time da consultoria se aprofundou no entendimento e na interpretação do Plano Estratégico da instituição e no levantamento de todos os processos e documentos, fazendo uma conferência entre o que a estratégia pedia e a real capacidade de entrega dos processos existentes, a fim de verificar os mais críticos e propor os ajustes.

Esse trabalho resultou numa recomendação para melhoria de alguns processos, dentre eles:

• Monitoramento da estratégia: com o intuito de aumentar a capacidade de execução, por meio da estruturação do processo de monitoramento do Planejamento Estratégico.

• Gestão de projetos: para melhorar a execução da carteira de projetos estratégicos, estruturar a governança e capacitar a equipe de gestão de projetos.

• Gestão da carreira e benefícios: voltado a estruturar os planos de incentivos, remuneração, benefícios, carreira e sucessão dos colaboradores, promovendo o desenvolvimento profissional, a identificação e o reconhecimento dos que contribuem para o resultado e a sustentabilidade do IMT.

• Captação de parcerias estratégicas para o IMT: visando melhorar a identificação e articulação de parceiros, de modo a aprimorar o relacionamento institucional do IMT, intensificar sua atuação e ampliar sua capacidade de execução.

• Jurídico: para estruturar os instrumentos jurídicos relacionados a contratos, aditivos, convênios, termos de ajuste, propostas de doações, memorandos, acordos, além do acompanhamento de processos judiciais.

• Capital humano: para melhorar a capacitação da supervisão e dos demais recursos, por meio de treinamento e orientação/coaching.

A partir daí, veio a segunda etapa do trabalho conjunto IMT/Symnetics — a Implementação das Melhorias — que durou 10 meses e começou com foco total no Monitoramento da Estratégia. Nessa fase, percebeu-se que muitas das propostas contidas no plano precisavam ser aprofundadas, eventualmente redefinindo-se os responsáveis de cada processo.

Proposta de valor

A discussão do processo de Monitoramento da Estratégia com a consultoria gerou uma série de novos insights e, consequentemente, projetos e a definição de responsabilidades para os gestores do IMT, com vários ajustes no que havia sido proposto originalmente no Planejamento Estratégico. Depois de debatido e redefinido o plano, foi feito o alinhamento de toda a Superintendência, da Reitoria do Centro Universitário e da Diretoria do Centro de Pesquisa em torno de uma mesma estratégia.

O grupo de trabalho passou então para a revisão do Mapa Estratégico, Indicadores e Portfólio de Projetos, definindo a governança de cada um. Como resultado, formalizou-se o Escritório de Gestão de Projetos (PMO), ligado diretamente à Superintendência Geral. Ele é responsável pela gestão do portfólio e atua como facilitador junto aos gestores dos projetos estratégicos, além de esclarecer dúvidas conceituais e metodológicas, promover o alinhamento dos projetos com a estratégia, analisar eventuais sobreposições de escopo e monitorar constantemente o andamento, para que os resultados esperados sejam alçados nos prazos e orçamentos estabelecidos.

Outra proposta importante dessa fase foi a de Gestão de Carreira e Remuneração, que estabeleceu um processo de avaliação de desempenho de pessoas definido, estruturado e testado, como base para o desenvolvimento dos profissionais da comunidade IMT (gestores e colaboradores).

Fase 3 e reconhecimento

Em setembro de 2018, iniciou-se a Fase 3, que durou cinco meses e focou na estabilização dos processos mais críticos, ou seja, na implementação assistida do Monitoramento da Estratégia, do PMO e da Gestão de Carreira e Remuneração. Essa etapa se estendeu até início de 2019.

“O trabalho de Monitoramento da Estratégia é constante e gera sempre novos insights e ajustes. Mas podemos dizer que o maior resultado que ele nos trouxe, junto com o Planejamento Estratégico, é ter a universidade reconhecida este ano como a melhor Instituição de Ensino Superior na área de Tecnologia pela Catho Educação. Ou seja, colocamos em prática a estratégia e alcançamos o objetivo de ser uma referência entre as universidades que formam alunos com alta taxa de empregabilidade”, comemora o prof. Francisco Olivieri, Superintendente Geral do instituto.

Ainda sobre o prêmio da Catho, o IMT conquistou também a segunda colocação na categoria “Avaliação dos Alunos”, que se baseou na nota dada pelos mais de 80 mil alunos e ex-alunos de diversos cursos e instituições de ensino do País.

Symnetics

Somos uma empresa global de serviços profissionais que…

Symnetics

Somos uma empresa global de serviços profissionais que desenvolve parcerias com clientes para transformação dos negócios e inovação. | Somos una empresa global de servicios profesionales que desarrolla alianzas a largo plazo para la transformación de los negocios y innovación.

SYMNETICS

Written by

SYMNETICS

Symnetics

Somos uma empresa global de serviços profissionais que desenvolve parcerias com clientes para transformação dos negócios e inovação. | Somos una empresa global de servicios profesionales que desarrolla alianzas a largo plazo para la transformación de los negocios y innovación.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store