A bola da vez: Prazer, Especialista em Transformação Digital!

Syngenta Digital
Syngenta Digital Carreiras
3 min readOct 1, 2020

Com a evolução das tecnologias digitais pelas fazendas de todo país, a demanda por um novo tipo de profissional surgiu. Há alguns anos, ninguém tinha ouvido falar de um Especialista em Transformação Digital, hoje peça fundamental para o melhor aproveitamento das ferramentas nas lavouras. Quando entrou na Syngenta Digital, em 2018, o então estudante de Engenharia Química Matheus Kalil não sabia que seu destino reservava quilômetros de estradas por semana para consultorias personalizadas com os clientes.

Quer trabalhar na Syngenta Digital? Vejas as vagas abertas aqui.

“É um modelo que tem dado certo, tanto que a gente já começa a ver a transformação digital em vários outros locais no mercado. Porque é fundamental para agilizar bastante o processo com qualidade”, conta Kalil, que começou como estagiário do Suporte, atuando por trás do sistema do Cropwise Protector e resolvendo problemas notificados pelos produtores.

No início, ele não entendia muito de agricultura, “caiu de paraquedas” no setor, mas aos poucos, foi se interessando pelos desafios. “O agro é dinâmico e, no Brasil, é uma referência, não tem como questionar. O agro segura o Brasil, é uma baita atividade econômica e uma área com bastante futuro e crescimento”, avalia.

Destino Goiânia

Os esforços no estágio renderam a Kalil uma oportunidade de emprego: foi contratado como Especialista em Transformação Digital em Goiânia, para trabalhar na linha de frente com os clientes. Seria responsável por prospectar clientes, implementar a tecnologia nas fazendas e acompanhar seu uso para que as tomadas de decisão fossem cada vez mais rápidas e simples.

“Morei por quase um ano lá, atendendo clientes de soja, milho e algodão. É ser multiprofissional dentro de um só. Você lida com várias situações no campo e tem que ter jogo de cintura para cada uma delas”, conta.

Na venda da ferramenta, é ele quem mostra as vantagens e convence o produtor de que o digital é o que falta para tornar sua operação mais ágil e produtiva. Com clientes que já usam a ferramenta, o trabalho é extrair cada vez mais valor. “Eles já sabem usar e usam bem, mas querem mais, não querem parar por aí. É desafiador e envolve bastante pesquisa, quebrar bastante a cabeça, criar uma solução nova por dia”, relata Kalil, que completa: “Você nunca vai fazer a mesma coisa dois dias seguidos”.

Pé na estrada

Mais do que uma formação específica, o Especialista em Transformação Digital precisa ser dinâmico e dado ao relacionamento. Também tem que gostar de viajar e conhecer lugares de que nunca ouvir falar. “A gente fica bem rodado no Brasil, conhece várias cidades. É uma vida pouco parada. Não tem isso de ficar no escritório, só administrando e mandando mensagem para o cliente”, relata Kalil.

O escritório, aliás, só tem espaço na agenda uma vez por semana, normalmente nas segundas-feiras, reservadas para atividades mais burocráticas. “De terça a sexta, é na estrada, passando por fazendas, por clientes e fazendo várias reuniões”, conta o jovem, que se sente grato ao ver o produto sendo usado da forma como sugeriu. “Você consegue ver seu trabalho dando resultado na sua frente”, diz.

Profissional analítico

Depois de rodar muito o Centro-Oeste, Matheus Kalil foi para o Sudeste, sediado em Ribeirão Preto, onde atende a produtores de café e citrus. Para ele, o futuro do Especialista em Transformação Digital é promissor, com alta demanda, e “bastante analítico”.

“A gente vai virar quase um engenheiro de dados agronômico. Vejo essa parte de análise muito forte. Não basta ensinar como usar, tem que mostrar, conduzir a vários insights com os dados. Vejo isso no nosso futuro”, conclui Kalil, que provavelmente, neste momento, está na estrada, em direção a mais uma consultoria.

--

--

Syngenta Digital
Syngenta Digital Carreiras

A Syngenta Digital é parceira de milhares de produtores agrícolas pelo mundo por meio de tecnologias de gestão e tomada de decisão.