ESTAGIAR: do intercâmbio para um papel estratégico numa multinacional

Syngenta Digital
Syngenta Digital Carreiras
3 min readJan 19, 2021

Com apenas 24 anos, Laura assumiu um papel estrategicamente importante numa multinacional. Braço direito do atual CEO da Syngenta Digital, a jovem é exemplo de como estagiários podem ter funções importantes dentro de uma empresa. Tão relevante, que a estudante de Engenharia de Produção deixou o estágio, após seis meses, para fazer um intercâmbio em Portugal, mas voltou para o posto logo que regressou ao país.

Quer trabalhar na Syngenta Digital? Vejas as vagas abertas aqui.

O primeiro pouso de Laura por aqui foi quando ainda éramos uma startup, recém-adquirida pela Syngenta. Era agosto de 2019, e ela entrou como estagiária do departamento de Operações, dando suporte na parametrização do sistema usado no suporte de viagens dos colaboradores. Em seguida, atuou em pesquisas de satisfação do cliente, até ser escolhida para integrar o time de Business Intelligente (BI), que havia acabado de ser criado.

“Criei painéis gerenciais e de ofertas, uma visão estratégica do negócio. É muito legal porque era tudo sendo montado ali, e eu tinha uma visão mais geral e do início do que era preciso e como entregar”, conta a jovem, que logo voou para a cidade do Porto, em Portugal, para viver a experiência de um intercâmbio universitário.

Não era adeus, só um até logo

Mesmo tendo que ficar dois meses confinada por causa da pandemia do coronavírus, Laura conseguiu aproveitar o tempo na Europa e voltou a poucos semestres de se graduar. No início, ficou em dúvida se deveria ou não entrar em contato com a empresa, que havia passado por um rebranding e agora se chamava Syngenta Digital.

Se havia dúvidas sobre estagiar novamente por aqui, elas se dissiparam nos primeiros 10 minutos de conversa com seu antigo gestor. No onboarding, percebeu que fazia muito sentido: “Eu só pensava: ‘ainda bem que voltei’. Gosto muito da empresa, do produto, das pessoas”, diz.

“Voltei no home office. Foi bem interessante ver as coisas mudando, e a melhor parte de todas é que eu já conhecia muito a empresa. Foi muito bom ter o gostinho de coisa nova, mas me sentir confortável e segura onde eu estava”, completa.

Estagiária na linha de frente

Bastaram dois dias de volta no BI para que Laura fosse recrutada para uma nova — e desafiadora — tarefa: estruturar a estratégia da empresa junto à diretoria. Hoje, a estudante é o braço direito do CEO da Syngenta Digital e está de olho nas iniciativas e métricas importantes de 2021, pensando em onde alocar recursos e como manter o caminho certo ao longo de todo o ano.

“Meu papel é facilitar isso, pegar os dados e deixar da forma mais simples possível para a empresa. É ótimo ter essa visibilidade do que dá certo e do que dá errado, além de ter contato próximo com os heads” conta Laura, que vê sua posição muito favorável para o futuro na carreira.

“Está sendo muito engrandecedor, é um desafio que me deu medo e me deixou receosa, mas está sendo um desafio muito legal. Eu aprendo muito aqui, desde coisas técnicas, como mexer nos softwares, até às soft skills, como profissionalismo, dedicação e trabalhar em time. Desde que me mostrei interessada na estratégia, me levaram pra esse lado, é um supercaminho para aprender e desenvolver coisas que gosto e quero”, conclui.

Quer trabalhar na Syngenta Digital? Vejas as vagas abertas aqui.

--

--

Syngenta Digital
Syngenta Digital Carreiras

A Syngenta Digital é parceira de milhares de produtores agrícolas pelo mundo por meio de tecnologias de gestão e tomada de decisão.