Líder e mãe: a trajetória até a gerência no CSC

Syngenta Digital
Syngenta Digital Carreiras
3 min readJul 24, 2020

Renata sempre esteve pronta para abraçar desafios e, por isso, a proposta de emprego da agtech que deu origem à Syngenta Digital fez seus olhos brilharem. Para a analista de sistemas, seria uma oportunidade de desbravar um mercado ainda em desenvolvimento, lidando com tecnologia e inovação no setor que mais cresce no Brasil: o agronegócio.

Quer trabalhar na Syngenta Digital? Vejas as vagas abertas aqui.

Assumir o cargo, no entanto, significaria viajar pelo Brasil levando as soluções digitais para agricultores de diversas partes do país. Renata ficaria, pela primeira vez, longe dos filhos para trabalhar: “eu nunca tinha vivido isso e fiquei assustada”, conta.

A solução para aquela dúvida veio da própria Renata, que se agarrou ao propósito da empresa e pôde contar com o apoio dos pequenos para seguir em frente. “Eu sentei com eles e expliquei: a mamãe vai ajudar a levar uma comida de mais qualidade pra mesa das pessoas, vai ajudar os produtores a produzirem mais em um mesmo pedacinho de terra, mas, pra isso, vai precisar viajar”, explica.

Renata diz que contou com a empresa para poder organizar sua programação pensando também nas necessidades dos seus filhos. A flexibilidade a ajudou a crescer: com cerca de um ano de empresa, saltou de Executiva de Vendas para uma posição de gerência estratégica para a empresa.

Sobre a trajetória, recorda: “Você já imaginou vender tecnologia do agro por telefone? Eu precisava fazer 80 ligações para conseguir falar com 10 produtores e marcar com um”. Apesar dos desafios, Renata bateu sua meta logo no primeiro mês e manteve o bom desempenho nos meses seguintes, contribuindo para o crescimento daquela base de clientes.

“Mas eu comecei a sentir falta de ter alguém olhando para aquela base de cliente, um acompanhamento pra ele renovar, sabe? Não tinha esse incentivo antes. Comecei a puxar isso à medida que a empresa cresceu e mais gente veio atrás.”

Foi assim que ela começou a gerir o time que, algum tempo depois, ficou responsável por prestar consultoria ao produtor e prospectar novos clientes.

Liderando pessoas

Hoje, Renata é responsável por comandar um time de Especialistas em Transformação Digital, que trabalha junto ao produtor, de norte a sul do país. Boa parte desse território foi ela mesma que desbravou: “Eu participei da abertura da regional Bahia, do Maranhão e de Goiás, eu fui pioneira lá. Tenho orgulho dessa construção”, diz.

O desafio maior é o de desenvolver pessoas e capacitar profissionais: “Uma coisa que me motiva é saber que estou puxando um time de inovação em um dos setores que mais cresce no mundo. Estamos desenvolvendo habilidades que não existem no mercado”, reflete.

O que motivou Renata, lá atrás, a assumir a posição que exigiria que viajasse pelo país foi o entusiasmo e o otimismo em relação à transformação. O que ela chama de alto-astral contaminou os filhos, que a acompanham nessa jornada: “Eles e meu marido são meus maiores parceiros”.

Quer trabalhar na Syngenta Digital? Vejas as vagas abertas aqui.

--

--

Syngenta Digital
Syngenta Digital Carreiras

A Syngenta Digital é parceira de milhares de produtores agrícolas pelo mundo por meio de tecnologias de gestão e tomada de decisão.