Minha experiência como Google’s Women Techmakers Ambassador

Beatriz Oliveira
SysAdminas
Published in
3 min readJun 16, 2022

--

Recentemente me tornei uma Google’s Women Techmakers Ambassador e fiquei super animada em ter sido escolhida para participar do programa, por isso, neste breve artigo vou compartilhar um pouco sobre essa iniciativa e também darei dicas para quem desejar aplicar para participar dos próximos processos para se tornar uma ambassador.

O que é o programa Women Techmakers Ambassador?

O programa reconhece e apoia mulheres em tecnologia que fazem iniciativas de impacto para a comunidade, além disso, é necessário que essas pessoas também apoiem a equidade e inclusão de gênero em tecnologia.

Para ser uma embaixadora é necessário ter experiência em atividades de comunidade, as principais são:

  • Organização de eventos;
  • Palestras em eventos;
  • Criação de conteúdos através de blog, posts ou vídeos;
  • Oferecendo mentoria para outras pessoas e ajudando-as em seu desenvolvimento.

Várias embaixadoras fazem parte dos Google Developers Groups e também pertencem a outras comunidades, como é o meu caso, que atualmente faço parte da SysAdminas.

Benefícios de ser uma Women Techmakers Ambassador

Participar de um programa como esse traz vários benefícios para as embaixadoras e os que eu considero mais importantes são:

  • Poder me conectar e conhecer outras embaixadoras incríveis que estão espalhadas mundo afora;
  • Ter suporte para produzir minhas atividades em comunidade e também para aprender mais sobre as tecnologias do Google.
Reunião de onboarding com mais de 250 embaixadoras do mundo inteiro

Dicas para você ter sucesso em sua aplicação

Como já citei anteriormente, para participar do programa o requisito principal é que você possua um histórico de contribuições com a comunidade, pois no processo de aplicação são solicitadas informações e registros para comprovar isso, como links de artigos, vídeos ou meetups que você participou ou organizou, por isso, antes de aplicar reúna todas essas informações, pois elas serão necessárias.

Além disso, é super importante que seu trabalho em comunidade seja dedicado a promover a diversidade em tecnologia, pois o foco do programa é a inclusão de mulheres em tecnologia.

Para aplicar, você não precisa ser super expert em tecnologias do Google, mas certamente precisa ter familiaridade ou interesse em aprender mais sobre elas e também precisa demonstrar isso de maneira clara quando estiver aplicando.

Por último, mas não menos importante, seja você mesma, aplique suas contribuições sem medo, independente da sua área de especialidade ou métodos de contribuição.

Você pode ver mais detalhes sobre a aplicação ou outras informações na página oficial do programa. As inscrições geralmente abrem duas vezes por ano, uma vez no primeiro semestre a outra no segundo semestre.

Edit: Atualmente, continuo no programa e sou muito grata pelas oportunidades que ele me proporcionou. Durante esse período, pude realizar diversas atividades na comunidade, mas a principal delas foi conhecer pessoas que compartilham o propósito de contribuir para as comunidades e lutar por um mundo mais diverso.

Por participar do programa, em 2023, tive a oportunidade de participar do Google I/O Connect em Miami, com todas as despesas pagas pelo Google. Foi uma experiência incrível.

Em 2024, também pude apoiar na organização do International Women’s Day (IWD) aqui em São Paulo, e certamente foi uma experiência muito positiva e agregadora.

Se precisar de algum apoio no seu processo de aplicação, conte comigo.
Vai ser um prazer te ajudar a brilhar nesse processo!

--

--

Beatriz Oliveira
SysAdminas

Learning and sharing knowledge about technology and diversity. | thebeaoliveira.com