Como me tornei AWS Community Builder

Beatriz Oliveira
SysAdminas
3 min readMay 6, 2024

--

O AWS Community Builder é um programa da AWS voltado para pessoas que se envolvem em comunidades e contribuem para esse ecossistema, principalmente em assuntos relacionados à computação em nuvem e AWS.

Eu me candidatei ao programa em 2022 por recomendação da querida Ana Cunha. Confesso que nunca havia passado pela minha mente que eu poderia ser elegível para me candidatar, afinal, não abordo apenas assuntos sobre AWS em minhas contribuições para a comunidade. No entanto, ela me orientou e encorajou a me candidatar, inserindo os conteúdos que eu já vinha produzindo. Algum tempo depois, recebi o feedback de que havia sido aceita no programa na categoria Cloud Operations e desde então, estou no programa há dois anos.

Como posso contribuir com a comunidade AWS?

Existem diversos meios de contribuição que são aceitos para submissão no programa, incluindo artigos técnicos, vídeos e palestras, que geralmente são os mais comuns. Você pode encontrar mais detalhes sobre isso no FAQ da página do programa.

O que eu ganho participando do programa?

Para começar, acredito que os principais pontos são o networking que você desenvolve, pois passa a interagir com vários outros membros da comunidade AWS, e o aprendizado contínuo sobre tecnologias de nuvem. No próprio site do programa, há uma lista detalhada desses pontos.

Ao ingressar no programa e ao renovar sua participação anualmente, você também recebe diversos brindes bem bacanas, como estes aqui.

Como aplicar para o programa

As inscrições costumavam abrir duas vezes por ano, mas recentemente houve uma mudança e agora abrem apenas uma vez. Para ficar informado sobre quando serão abertas, recomendo que você acompanhe a página do programa e adicione seu nome à lista de espera. Quando for aplicar, é necessário ter em mãos as evidências de suas contribuições, então é bom já ir separando os links para facilitar o processo, ok?

Atualmente, existem várias categorias de conteúdo em que suas contribuições podem se enquadrar, incluindo: Containers, Data (databases, analytics), Developer Tools, Front-End Web e Mobile, Cloud Operations (CloudOps), Machine Learning, Network Content & Delivery, Security & Identity, e Serverless.

O programa tem ciclos anuais de participação, então, se você for selecionado, o reconhecimento vale por 12 meses. Para renovar, você precisará se inscrever novamente e fornecer evidências de suas contribuições mais recentes.

Diretório do programa

Se você quiser se conectar e conhecer quem são os Community Builders, acesse o diretório do programa através deste link. Eu estou lá no diretório e achei o máximo, pois ele mostra a região, categoria e até o tempo de permanência das pessoas no programa.

Por fim, se você pretende se candidatar e precisa de ajuda, sinta-se à vontade para deixar seu comentário aqui ou marcar uma mentoria gratuita comigo através deste link, para que eu possa te apoiar. Especialmente as mulheres que ainda têm uma baixa participação no programa. Será um prazer apoiar.

--

--

Beatriz Oliveira
SysAdminas

Learning and sharing knowledge about technology and diversity. | thebeaoliveira.com