Guia de contribuição para comunidades e programas de tecnologia

Beatriz Oliveira
SysAdminas
3 min readMay 7, 2024

--

Dos meus 10 anos de experiência em tecnologia, 7 foram dedicados às comunidades de tecnologia, e essa certamente tem sido uma experiência muito enriquecedora para mim. Através do meu trabalho nessas comunidades, aprendi muitas coisas que levariam muito mais tempo para aprender apenas no mundo corporativo, como falar em público, fortalecer meu networking e marca pessoal, entre outros fatores.

Não vou mentir e dizer que é fácil, porque não é. Estar em comunidades exige dedicação e até mesmo investimento financeiro, seja para manter as despesas básicas de uma comunidade, como é o caso da SysAdminas, ou até mesmo para viajar e palestrar em eventos que nem sempre cobrem nossos custos, ou ainda para pagar por ferramentas de edição de imagem, transmissão de lives e uma série de outras despesas. Enfim, quem vê close, não vê corre.

Geralmente, não ganhamos nada em termos financeiros, mas recebemos apoio e desenvolvimento pessoal e profissional. Ao longo desses anos, desenvolvi alguns conteúdos para ajudar as pessoas a se envolverem em comunidades. Alguns deles mostram os principais meios de contribuição e como você pode se envolver, enquanto outros explicam como participar de programas de contribuição de grandes empresas.

Atualmente, tenho alguns reconhecimentos, como Microsoft MVP, AWS Community Builder, VMware vExpert, Google Women Techmakers Ambassador, e também fui Elastic Gold Contributor por dois anos e Elastic Bronze Contributor por dois anos também. A maioria desses programas é extremamente útil para o crescimento na carreira e para conhecer outras pessoas da comunidade. Além disso, também tem o fato positivo das suas contribuições serem validadas por grandes empresas.

A seguir estão os materiais que criei para ajudar aqueles que desejam saber como contribuir com comunidades e até mesmo participar de programas de contribuição.

Como contribuir com as comunidades de tecnologia

Neste link, você encontra alguns dos principais meios de contribuir para comunidades, seja produzindo lives, artigos, tutoriais, oferecendo mentorias, desenvolvendo software de código aberto, palestrando em eventos ou ajudando a organizá-los, por exemplo.

Como criar uma comunidade de tecnologia

Neste link, compartilho minha experiência ajudando a co-criar e manter a SysAdminas. Trago algumas lições aprendidas e dicas para quem deseja criar algo do zero.

Programas de contribuição de empresas de tecnologia

Os programas de contribuição são iniciativas de empresas de tecnologia voltadas para reconhecer o engajamento da comunidade com seus produtos e ferramentas. Geralmente, esses programas têm diversos critérios para participação, mas o principal deles é que você tenha um histórico de contribuições para a comunidade. Neste post, listo os principais programas existentes.

Minha experiência em alguns programas de empresas de tecnologia

Neste post, compartilho minha experiência em alguns dos principais programas do mercado de tecnologia. Entrei em cada um ao longo dos anos, e não foi um processo fácil, mas todas as dicas estão detalhadas em cada post.

Como me tornei Microsoft MVP

Como me tornei AWS Community Builder

Como foi ser Elastic Contributor por 4 anos consecutivos

Como me tornei Google's Women Techmakers Ambassador

Como me tornei VMware vExpert

Se você tem interesse em ajudar e participar de comunidades eu super recomendo. Se você pretende aplicar para algum desses programas e precisa de ajuda, sinta-se à vontade para deixar seu comentário aqui ou marcar uma mentoria gratuita comigo através deste link, para que eu possa te apoiar.

--

--

Beatriz Oliveira
SysAdminas

Learning and sharing knowledge about technology and diversity. | thebeaoliveira.com