Minha experiência como Elastic Contributor

Beatriz Oliveira
SysAdminas
5 min readSep 8, 2020

--

Em 2019, a Elastic lançou um programa de contribuição, voltado para a comunidade, nesse ano o programa ainda era um piloto, por isso ocorreu somente no Brasil.

Segundo a definição da própria Elastic:

Este programa consiste em reconhecer e premiar os principais colaboradores da comunidade e tem como objetivo incentivar a interação entre os membros, a criação de conteúdo e o compartilhamento de conhecimento, sendo os esforços premiados anualmente.

Nesse período, foram aceitas contribuições como:

  • Organização e apresentação em eventos e meetups e workshops.
  • Criação de artigos, tutoriais e casos de uso em blogs e em vídeos, além de tradução de conteúdos para o idioma português.
  • Contribuições com código.

No fim do ciclo, 30 pessoas foram selecionados de acordo com a pontuação obtida. Foram 10% na categoria Gold, 30% na categoria Silver e 60% na categoria Bronze, você pode ver o ranking final de 2019 aqui.

Em 2020, o programa já operava em formato global, o que possibilitava a participação e contribuição de pessoas de todo o mundo. Desde então, a lista de contribuições se ampliou, passando a incluir também respostas técnicas em fóruns como o Stack Overflow, validação das contribuições de outros participantes no Elastic Contributor Portal e até mesmo pontos de bônus se você indicar outras pessoas para participarem do programa. Veja mais detalhes aqui.

Como eu contribuí

Para mim, foi uma experiência super legal, onde pude fomentar ainda mais o compartilhamento de conhecimento para a comunidade através de diversos meios e além de compartilhar, aprendi muito com várias pessoas.

Foto do meetup da comuidade NerdGirlz sobre onde falei sobre Elastic Cloud em 11/2019

Eu comecei a trabalhar com o Elastic Stack, em 2018, mas só em 2019, depois de adquirir um pouquinho de experiência com a ferramenta, comecei a produzir diversos artigos, tutoriais, vídeos e fiz algumas participações em meetups e workshops.

A maioria dos eventos que organizei e participei foram focados na comunidade feminina, pois meu objetivo pessoal desde 2017 é ajudar a fortalecer a participação de mulheres no mercado de trabalho na área de TI e uma das maneiras de incentivar elas a participar, é através do aprendizado em um ambiente acolhedor e seguro.

Foto da oficina sobre Elastic APM que aconteceu 01/2020 na Gupy.

Também é importante ressaltar que todos os conteúdos que fiz nesse período foram em português e isso é muito importante, visto que muitos materiais técnicos estão em inglês. Por isso, ao criar conteúdos ou traduzir eles para português, consegui facilitar o aprendizado de pessoas que falam português seja no Brasil ou em outros lugares como Moçambique e até mesmo em Portugal.

Inclusive, pessoas de algumas dessas regiões já viram alguns materiais meus na internet e vieram tirar dúvidas, pedir dicas ou simplesmente agradecer por ter um conteúdo técnico sobre o que elas precisavam aprender em português.

Também pude acompanhar diversos cases de pessoas que participaram dos eventos que fiz e através deles conseguiram ver os benefícios do Elastic Stack e por isso, começaram a estudar mais a fundo, além disso algumas dessas pessoas optaram por utilizar a ferramenta em seus ambientes de trabalho, em projetos acadêmicos e pessoais.

Fim do ciclo

Depois que o ciclo de 2019 fechou e o resultado saiu, fique bastante animada por ter ficado em terceiro lugar no ranking, além de ter a Valesca Fortunato e a Marylly Silva que compartilharam comigo essa jornada e ficaram nas categorias silver e bronze.

E graças a esse resultado, em março desse ano pude ir à Califórnia, participar do Elastic On Tour e também fui conhecer o escritório da Elastic com o Felipe Queiroz e o Flávio Knob, que foram os outros dois contribuidores da categoria gold. Essa foi a minha primeira experiência viajando para o exterior e foi muito recompensador ver que foi fruto de um trabalho para a comunidade que me levou a conhecer outros lugares no mundo.

Além disso recebemos alguns swags e vários incentivos para estudar mais sobre as ferramentas da Elastic, ganhando vouchers para cursos e para a certificação oficial.

Edit: Em 2021, fiz a prova Elastic Certified Observability Engineer e compartilhei minha experiência aqui.

A jornada de ter participado do programa durante o ano de 2019 valeu muito a pena, poder ajudar pessoas ao redor do mundo, compartilhar conhecimento em meu idioma nativo e consequentemente aprender nesse processo foi e continua sendo uma experiência incrível.

Também não posso deixar de agradecer todo o apoio que recebi da Ully Sampaio e da Priscilla Parodi. Sempre que precisei, elas me auxiliaram na organização dos eventos, fornecendo diversos recursos e demonstrando constante disponibilidade para ajudar com tudo.

Edit: Depois disso, em 2020, também fui reconhecida na categoria Gold, e em 2022 e 2023 na categoria Bronze. Ao longo dos anos, minhas contribuições sobre Elastic foram diminuindo devido a mudanças nos escopos de trabalho. Deixei de aprender sobre a ferramenta, então ficou um pouco difícil continuar contribuindo e trazendo novidades. No entanto, sou muito grata por ter podido participar em 4 ciclos de contribuição e por ser a primeira mulher a ser reconhecida na categoria Gold.

Em 2021, fui convidada pela Elastic para compartilhar minha experiência no programa, e você pode assistir ao vídeo aqui.

Por fim, se você tem interesse em ajudar ajudar a sua comunidade local ou até mesmo a comunidade global da Elastic, não deixe de contribuir e participe do programa agora. Se você pretende aplicar e precisa de ajuda, sinta-se à vontade para deixar seu comentário aqui ou marcar uma mentoria gratuita comigo através deste link, para que eu possa te apoiar.

--

--

Beatriz Oliveira
SysAdminas

Learning and sharing knowledge about technology and diversity. | thebeaoliveira.com