Monitorando a saúde da Elastic Stack com o Stack Monitoring

Beatriz Oliveira
SysAdminas
2 min readAug 5, 2019

--

A Elastic Stack é extremamente abrangente e possui soluções para os mais variados cenários, um deles é a própria monitoração da stack.

Através desse recurso é possível monitorar o desempenho dos Beats, do Kibana, do Elasticsearch e do Logstash de uma maneira muito fácil, basta habilitar essa opçāo no primeiro acesso.

Depois que esse recurso for habilitado, será possível ver métricas que auxiliam muito na hora de provisionar recursos de maneira eficiente, além disso também é possível ser notificado automaticamente sobre alterações no cluster através do Alerting.

Métricas de uso do meu ambiente de testes

Um dos cases mais simples e legais que eu tenho, é o da monitoração dos discos das máquinas do Elastic de produção do meu atual ambiente de trabalho. Com base nas métricas de consumo de disco, no início dos meus testes, pude ter uma boa noção de quanto eu precisaria provisionar para que tudo funcionasse bem, com base na média diária de logs que eu estava recebendo, além disso, usei essas métricas como insumo também para criar os thresholds das políticas de lifecycle dos índices de maneira adequada.

Pelos benefícios que tive em relação a praticidade e a confiabilidade para gerenciar uma grande Elastic Stack de produção, recomendo fortemente o uso dessa ferramenta.

Além desse artigo, também fiz um vídeo mostrando o passo a passo dessa configuração.

Para conhecer mais sobre essa funcionalidade, acesse o site da Elastic.

--

--

Beatriz Oliveira
SysAdminas

Learning and sharing knowledge about technology and diversity. | thebeaoliveira.com