As áreas mais valorizadas de TI em 2017
Quer se destacar este ano? Então fique atento às habilidades que estão em alta no mercado de tecnologia da informação
Todo profissional de TI sabe que precisa se manter atualizado para acompanhar as mudanças rápidas do mercado, mas não basta estudar qualquer coisa. É preciso conhecer muito bem as tendências e escolher o campo certo para se especializar, pois essa decisão pode ser a diferença entre uma carreira de sucesso e a estagnação. Em 2017, o cenário está cada vez mais conectado e inteligente e exige capacitação constante tanto dos veteranos quanto de novos talentos.
Principais áreas de TI em 2017
Para ajudar profissionais que estão ingressando no mercado e também aqueles que querem se manter atualizados, preparamos uma lista com áreas e suas respectivas habilidades que estão em alta no mercado.
Usamos como base um levantamento recente, o Tech Forecast 2017 do site Computer World, complementado pela avaliação dos próprios gestores da System IT Solutions, e chegamos a uma lista com as cinco áreas mais relevantes em nosso cenário. São elas:
- Programação e desenvolvimento de aplicações
- Segurança, compliance e governança
- Nuvem e SaaS
- Big Data
- Negócios, inteligência e analytics
Algumas delas são velhas conhecidas dos profissionais de TI, outras entraram em ascensão recentemente, e todas estão entre as principais demandas de grandes empresas e seus departamentos de tecnologia. Se você planeja se atualizar em 2017, mantenha estas áreas no radar.
Programação e desenvolvimento de aplicações
Uma área fundamental da tecnologia de informação está em alta este ano e deve gerar muitas contratações. Segundo o Tech Forecast 2017, as empresas continuam precisando de programadores e desenvolvedores capazes de customizar aplicações off-the-shelf, trabalhar com APIs e pontos de integração e desenvolverem softwares proprietários confiáveis para suas organizações (uma prática que se mantém mesmo com a acensão do SaaS).
Segurança, compliance e governança
Com o número de ameaças a sistemas e bancos de dados crescendo em 2017, a demanda por profissionais especializados em segurança tende a crescer também. Segundo o levantamento do Computer World, 30% das empresas estão ampliando seus quadros devido a novas iniciativas de segurança. Profissionais experientes em segurança estão em alta, bem como especialistas com certificações valorizadas como a CISSP (Certified Information Systems Security Professional).
Nuvem e SaaS (Software as a Service)
Conforme mais e mais empresas migram sua infraestrutura (total ou parcialmente) para a nuvem, maior se torna a necessidade por talentos especializados na área, e isso já é sentido no mercado brasileiro hoje. Segundo o estudo The Network Skills in Latin America do IDC, atualmente o Brasil tem um déficit de 195 mil profissionais de nuvem. As habilidades mais demandas são comunicações unificadas, vídeo, mobilidade, datacenter e virtualização.
Big Data
Profissionais capazes de gerenciar e analisar a enorme quantidade de dados disponíveis em grandes organizações estão em alta no mercado. Segundo o Tech Forecast 2017, são necessários talentos com experiência em tecnologias específicas como Hadoop e Oracle, além de engenheiros e arquitetos que dominem linguagens orientadas para Big Data como Scala.
Business Intelligence e Analytics
Usar dados para melhorar receitas e promover o sucesso de um negócio é outra área que vem sendo muito valorizada em TI em 2017. Profissionais que pretendem seguir o rumo da Business Intelligence (BI) devem ter boa visão para negócios ao mesmo tempo em que dominam ferramentas de análise de dados (incluindo linguagens de programação relacionadas, como SQL). A ideia é extrair dos dados os insights necessários para melhorar todos os campos da organização.
Certificações e habilidades pessoais
Para cada um destes campos específicos, os profissionais de TI podem buscar certificações que atestam sua competência técnica, melhoram seu currículo e lhes dão ferramentas para trabalhar com excelência no segmento escolhido. Para segurança, a principal referência é a CISSP (Certified Information Systems Security Professional). Já quem deseja trabalhar com Big Data pode procurar se especializar em Fast Data, uma das mais recentes, ou mesmo outros treinamentos voltados para a ciência de dados.
E além das certificações e habilidades técnicas, é sempre importante que o profissional cultive boas qualidades pessoais. Segundo o setor de Recursos Humanos da System IT Solutions, habilidades como proatividade, boa comunicação e trabalho em equipe, inteligência emocional e capacidade de compartilhar ideias para otimizar resultados são importantes para quem trabalha no setor. A empresa valoriza sua equipe e estimula tanto o desenvolvimento dessas habilidades como a capacitação técnica, oferecendo cursos no Brasil e exterior, muitas vezes a pedido dos próprios colaboradores. É uma troca de valores que gera crescimento em ambos os lados e aprimora cada vez mais nossas atividades.
Acompanhe
Siga o blog da System para novos conteúdos sobre Tecnologia da Informação e envie sugestões ou críticas para comunicacao@systemits.com. Visite também nosso site e saiba mais sobre a missão, visão e valores da System IT Solutions.