Veja como a automação de bancos de dados otimiza suas operações

Em tempos de Big Data, Fast Data e transformação digital, automatizar tarefas das bases de dados é a melhor solução

Imagine uma empresa de médio ou grande porte que depende de um sistema robusto de armazenamento de dados. Suas aplicações, registros, usuários e transações geram um fluxo gigantesco de dados, que por sua vez precisam ser gravados, lidos e movidos. Mesmo as melhores equipes de TI hoje teriam muito trabalho para operar todas essas informações.

Por sorte, hoje é perfeitamente possível e viável a automação de boa parte dessas tarefas, e isso significa que profissionais podem se dedicar à atividades que envolvem mais criatividade e inovação. Quando falamos em bancos de dados e armazenamento, automatizar tarefas é uma excelente forma de tornar a operação mais eficiente.

“Recursos de automação não apenas otimizam as operações de TI, mas também dão mais espaço à inovação, algo fundamental no cenário em que vivemos”

O diretor da System IT Solutions, José Wilame Araujo Rodrigues, explica que apostar em soluções com recursos de automação é importante para empresas lidarem com as grandes demandas relacionadas a bancos de dados. “As melhores soluções de storage permitem que tarefas essenciais como migração de dados e backup sejam automatizadas”, diz o executivo, “esses recursos de automação são grandes aliados das organizações não apenas por otimizarem as operações, mas também por darem mais espaço à inovação, algo que é fundamental no cenário em que vivemos”.

Como a automação do banco de dados pode otimizar as operações?

A automação de tarefas é um conceito abrangente resumido na realização automática por meio de software de tarefas repetitivas e que não exigem interferência humana. É geralmente abordada dentro da Gestão de Processos de Negócios e se aplica a diferentes atividades. Em TI, tem sido uma forma de simplificar e agilizar as operações (e consequentemente gerar mais resultados) na infraestrutura.

Veja alguns exemplos de como a automação ajuda a tornar o armazenamento e gestão de bancos de dados como um todo mais eficientes:

Simplificação das operações

Ambientes muito complexos de TI custam mais tempo e dinheiro e ainda minimizam o potencial de inovação do time, prendendo-o a trabalhos repetitivos e muitas vezes desnecessários. Equipamentos inteligentes como os da linha VSP F Series, da Hitachi Data Systems, permitem o provisionamento automatizado dos dados. Em um projeto que por si só é mais eficiente por ser All-Flash, esse tipo de automação torna a operação ainda mais ágil e inteligente.

Proteção dos dados

Como falamos em um artigo anterior, a segurança dos seus dados depende de uma postura vigilante e proativa, mas também requer o uso de soluções e processos inteligentes. A automação também pode ajudar quando o quesito é proteção de informações.

Tarefas como backups podem ser feitas regularmente e de forma automática, garantindo a recuperação dos dados em casos de falhas ou desastres sem exigir tempo dos engenheiros. Além disso, é uma excelente forma de se proteger contra códigos maliciosos como Ransomware, entre outros benefícios.

Migração de dados para a nuvem

Algumas soluções permitem que a migração de dados para a nuvem seja automatizada (através da definição de políticas), o que ajuda a reduzir os custos de armazenamento. É uma maneira de aproveitar o potencial da nuvem para beneficiar o banco de dados que não exige mais dos profissionais, liberando-os para o foco em qualidade e inovação neste segmento específico de TI.

Opções avançadas de armazenamento

Existem inúmeras outras formas de automatizar processos de armazenamento. Soluções como os da G series, da Hitachi Data Systems, dispõem de ferramentas avançadas e customizáveis que, em conjunto com outras tecnologias, podem ser empregadas para a automatização de tarefas, facilitando seu uso, otimizando o gerenciamento das bases de dados e agregando valor à toda a operação.

Acompanhe

Siga o blog da System para novos conteúdos sobre tecnologia da informação e envie sugestões ou críticas para comunicacao@systemits.com. Visite também nosso site e saiba mais sobre a missão, visão e valores da System IT Solutions.