Descubra os benefícios de trabalhar com o Cisco UCS

O sistema de computação unificada Cisco UCS otimiza ambientes de TI e facilita a vida de profissionais da área. Conheça seus principais benefícios.

Técnicos em um Data Center que utiliza Cisco UCS — Imagem: Divulgação

Se você é um profissional da área de TI, é provável que em determinado momento da carreira se depare com um Data Center equipado com dispositivos de computação unificada da Cisco, o famoso Cisco UCS®. A plataforma simplifica e otimiza a infraestrutura tecnológica de uma empresa e é amplamente utilizada em grandes organizações brasileiras — tanto públicas quanto privadas.

Já mencionamos a solução anteriormente quando falamos sobre nossa parceria com a Cisco, e desta vez vamos abordar a tecnologia (na verdade o conjunto de tecnologias) com mais detalhes, para que você a conheça melhor e entenda por que é tão utilizada.

Sobre o Cisco UCS

O Cisco UCS® foi lançado em 2009 e desde então é referência absoluta em sistemas de computação unificada. A plataforma foi a primeira deste tipo e abrange equipamentos projetados para unificar rede, servidores e virtualização em um só pacote, equilibrando performance, facilidade de operação e redução de gastos.

Se antes Data Centers eram verdadeiros quebra-cabeças, compostos de dispositivos que muitas vezes não conversavam bem entre si, eram caros e exigiam muito tempo e esforço em sua manutenção, o Cisco UCS® veio para inovar e mudar este cenário. É uma solução compacta, eficiente, flexível e altamente escalável, que traz inúmeros benefícios. Abordaremos alguns dos principais deles na seção a seguir.

Características e benefícios do Cisco UCS

Servidor Cisco UCS 5100 Series — Imagem: Divulgação Cisco

Integração entre servidores convencionais e blade

Através da redundância entre dois switches, o Cisco UCS® garante a integração entre servidores convencionais (rack) e blade (Cisco UCS C-Series e Cisco UCS B-Series, respectivamente), bem como a disponibilidade do serviço. Isso torna o sistema como um todo altamente flexível. A solução conta ainda com integração entre diferentes protocolos de rede, como FCOE e Ethernet.

Facilidade de manutenção e operação

Graças à arquitetura inteligente, o Cisco UCS® facilita a atuação dos técnicos. Tarefas como uma migração física envolvendo formatação, instalações e configurações, costumavam levar pelo menos um dia para serem feitas. Com menos cabos, arquitetura e interface unificadas, isso pode ser realizado em questão de minutos. Além disso, por ser compacto e possuir menos cabos, é de fácil implementação e permite maior escalabilidade com menos gastos de energia e espaço.

Inferface unificada

Todos os dispositivos da família Cisco UCS® vêm com a interface de controle UCS Manager. É uma ferramenta poderosa nas mãos dos técnicos, permitindo a administração de todos os aspectos da infraestrutura através de maneira muito ágil. Com ela, a atualização do firmware dos servidores pode ser totalmente automatizada, ou ainda customizada, de acordo com as necessidades de cada Data Center, por exemplo.

Service Profiles

A gestão dos servidores físicos é feita através de Service Profiles, que identificam os servidores e suas conexões LAN e SAN, facilitando seu provisionamento. Isso reduz o número de etapas necessárias e facilita a realização de tarefas relacionadas, como a migração de sistemas operacionais ou aplicações para outros servidores, entre outros benefícios.

Alta performance

O Cisco UCS® é campeão de performance, tendo batido recordes de desempenho em computação em nuvem, virtualização e diversos outros campos (neste link você encontra os benchmarks alcançados pela solução). A tecnologia utiliza processadores Intel® Xeon e é constantemente aperfeiçoada para atender as demandas crescentes das empresas que a adotam.

Estes são apenas alguns dos pontos fortes que definem o Cisco UCS®, mas já servem para demonstrar o que profissionais têm à disposição ao trabalhar com a solução. A qualquer momento, você pode conhecer melhor a linha de computação unificada da Cisco no site da empresa ou saber mais em nosso site. Uma leitura adicional interessante é o white paper “A jornada para a computação unificada”, que traz detalhes sobre seu desenvolvimento.

Acompanhe

Siga o blog da System para novos conteúdos sobre tecnologia da informação e envie sugestões ou críticas para comunicacao@systemits.com. Visite também nosso site e saiba mais sobre a missão, visão e valores da System IT Solutions.