Data Centers mais eficientes: cinco itens para alcançar os melhores resultados no seu projeto

System IT Solutions
System IT Solutions
3 min readJun 2, 2017

Eficiência operacional e capacidade de adaptação são essenciais para que a infraestrutura atinja os melhores resultados

Em tempos de consumidores e mercados cada vez exigentes, encontrar o caminho para aumentar a eficiência de um Data Center é essencial para o sucesso das organizações. Mas isso vai além da chamada eficiência energética (que também é muito importante devido à questão da sustentabilidade). Gestores e profissionais precisam de infraestruturas com alta eficiência operacional, capazes de realizar suas tarefas de modo eficaz, com o mínimo de desperdício e o máximo de produtividade.

E hoje o desafio é ainda maior: Data Centers precisam não apenas cumprir bem seus objetivos, mas também realizar tarefas maiores e mais complexas, atendendo à demandas que não param de crescer. Mas como gestores podem aumentar a eficiência sem perder de vista a necessidade de adaptação? Simplesmente expandir, linearmente, a capacidade do Data Center não é a única solução, como já explicamos diversas vezes aqui no blog da System IT Solutions. É preciso que todo o projeto, desde a concepção até a implementação, seja baseado em tecnologias e práticas inteligentes.

Existem diversos aspectos neste sentido que ajudam a otimizar as operações e gerar resultados positivos para o negócio. Veja cinco deles, baseados em um documento da Cisco, líder de mercado quando se trata de soluções inteligentes:

1 — Flexibilidade

O poder de computação e armazenamento de um Data Center são utilizados de maneira cada vez mais diversificada. A demanda muda constantemente e com ela a carga de trabalho. Como o próprio documento da Cisco explica, “atualizações grandes e caras estão dando lugar à flexibilidade de aumentar ou reduzir a capacidade conforme necessário”.

A solução em ambientes diversificados é a implementação de redes capazes de se ajustar, em algumas situações de forma automatizada, às diferentes demandas e cargas de trabalho. Uma excelente referência neste sentido é a tecnologia Cisco Unified Fabric, cujos servidores são a base para a construção de Data Centers voltados para virtualização, nuvem e propósitos variados.

2 — Virtualização

A virtualização deve — e pode — ir além da redução de custos. Data Centers eficientes utilizam máquinas virtuais para possibilitar a mobilidade de recursos e consequentemente otimizar a capacidade de continuidade do negócio e recuperação de desastres.

A prática permite, por exemplo, a migração de aplicações entre diferentes equipamentos físicos e desta forma possibilita a manutenção dos mesmos sem causar downtime. E esta é apenas uma das inúmeras formas que a virtualização ajuda a aumentar a eficiência operacional do ambiente tecnológico.

3 — Simplicidade Operacional

A complexidade, segundo inúmeros fabricantes e especialistas, é um dos principais obstáculos no caminho para a agilidade e a inovação. Hoje todo bom gestor e especialista sabe que a simplicidade é chave para o sucesso e a eficiência operacional de um Data Center.

É por isso que a infraestrutura e seu gerenciamento precisam ser simplificados. Recursos como o Cisco FabricPath e as soluções de gerenciamento centralizado da Cisco, por exemplo, facilitam a administração do Data Center liberando tempo e recursos para a inovação e o aprimoramento da operação como um todo. Na prática, simplicidade significa mais resultados e rendimentos com menos gastos, exatamente o que se espera de um projeto eficiente.

4 — Redes inteligentes

Considerado um dos principais passos rumo a Data Centers mais eficientes, a capacidade de adaptação às demandas individuais e diversificadas de cada aplicativo é outro ponto essencial nesta lista.

Conforme explica o documento da Cisco, sistemas inteligentes utilizam as “informações coletadas pela rede sobre o tráfego dos aplicativos para ajustar automaticamente as configurações de segurança e rede, de modo que atendam às exigências dos usuários do aplicativos”. O resultado é o aumento no desempenho dessas aplicações, da infraestrutura como um todo e por consequência dos negócios da organização.

5 — Padrões Abertos

Redes baseadas em padrões abertos são a melhor proteção ao investimento em infraestruturas de TI e ajudam Data Centers a se tornarem mais flexíveis, dinâmicos e eficientes. O conceito de padrão aberto é um grande aliado nesta fase de transição e evolução que o setor vive, oferecendo a melhor capacidade de adaptação sem deixar de lado o desempenho.

Acompanhe

Siga o blog da System para novos conteúdos sobre tecnologia da informação e envie sugestões ou críticas para comunicacao@systemits.com. Visite também nosso site e saiba mais sobre a missão, visão e valores da System IT Solutions.

--

--