Como novas tendências de Gestão do Conhecimento que estão impulsionando negócios de TI

Práticas e ferramentas inovadoras, focadas na cultura colaborativa, estão levando a Gestão do Conhecimento a novos patamares

Hoje, basicamente toda empresa tem seus negócios baseados em tecnologia, seja para serviços ou infraestrutura, e se beneficia da Gestão do Conhecimento, uma prática corporativa que vem se aprimorando com o advento de novas ferramentas digitais e novas formas de trabalhar. Quando se trata de empresas de TI, a Gestão do Conhecimento gerado é ainda mais importante para impulsionar os negócios.

Segundo o diretor da System IT Solutions, José Wilame Araujo Rodrigues, o valor da prática para integradoras e demais empresas de tecnologia é enorme. “Corporações capazes de gerir, valorizar e aprimorar seu próprio know-how têm grandes vantagens na conjuntura atual”, explica o executivo, “É uma prática que traz alta efetividade a processos de desenvolvimento, atendimento, entre outros e que deve ser aprimorada e fomentada em todos os níveis da organização”.

“A Gestão do conhecimento traz alta efetividade a processos de desenvolvimento, atendimento e diversos outros, e deve ser aprimorada e compartilhada em todos os níveis”

Para esclarecer o tema e apontar novas tendências no foco das empresas de TI, o blog da System IT Solutions compartilha pontos importantes que gestores devem compreender para tirar o melhor da Gestão do Conhecimento.

O que é gestão do conhecimento?

Gestão do Conhecimento (ou Knowledge Management, em inglês) é um conjunto de técnicas, ferramentas e processos voltados para padronizar e aprimorar constantemente a geração de conhecimento dentro de uma organização. A prática fornece diretrizes ainda para a transferência e compartilhamento das informações, e ainda para a sua aplicação em questões práticas.

Gestão do conhecimento na cultura organizacional

Gerir o know-how produzido e armazenado em uma organização é uma tarefa essencial, ainda mais em tempos em que a informação é tão importante para os negócios. Segundo especialistas, a prática é ainda mais valiosa quando integrada à cultura organizacional de empresas de TI. É importante que corporações do setor saibam disseminar o aprendizado de projetos anteriores, e não apenas para novos colaboradores da mesma equipe, por exemplo.

A expertise pode trazer valor mesmo quando aplicada por outros departamentos, que passam a se comunicar melhor e tomar ações mais alinhadas ao andamento dos projetos. Quando bem gerido, o conhecimento só tem a trazer benefícios a todos os níveis da organização.

Compartilhando o conhecimento

Com a cultura do social digital, todos estamos mais propensos a contribuir e criar em conjunto, e isso não se restringe apenas à comunicação do dia a dia. A Gestão do Conhecimento também vem se moldando com essa tendência, com colaboradores mais propensos a contribuir ativamente com a criação e retenção do conhecimento.

Para empresas de TI, incentivar uma postura colaborativa dos funcionários pode poupar tempo e impulsionar novos projetos. Se uma equipe, por exemplo, faz boa gestão do conhecimento gerado e/ou adquirido, outras podem se beneficiar da documentação, pulando etapas na fase de pesquisa e desenvolvimento, por exemplo. Isso também vale para novos projetos.

As próprias ferramentas de KM tem essa tendência em mente e oferecem cada vez mais funcionalidades voltadas para a interação e compartilhamento de informações, além de facilitar o trabalho de colaboradores envolvidos na prática. As empresas, por sua vez, estão abraçando essa tendência e aplicando políticas mais flexíveis que facilitam a participação de todos na empresa.

As vantagens de aprimorar a Gestão do Conhecimento

Com novas formas de gerir o conhecimento, empresas de TI amplificam os benefícios que sempre fizeram parte desta cultura. O desenvolvimento é abreviado, etapas desnecessárias são evitadas e todo o negócio anda mais rápido com a boa gestão do conhecimento. Além disso, métodos de KM modernos e aprimorados facilitam a tomada de decisões, a coordenação entre diferentes equipes e unidades corporativas e permitem a rápida comercialização de novos produtos e serviços.

Na era da informação, é o tipo de gestão essencial para organização que pretendem se manter altamente eficientes e competitivas.

Acompanhe

Siga o blog da System para novos conteúdos sobre tecnologia da informação e envie sugestões ou críticas para comunicacao@systemits.com. Visite também nosso site e saiba mais sobre a missão, visão e valores da System IT Solutions.