Internet das Coisas: entenda o que é e veja exemplos de suas aplicações

System IT Solutions
System IT Solutions
4 min readJun 6, 2017

Onda tecnológica já em alta promete crescer ainda mais e revolucionar todos os setores da sociedade nos próximos anos

A integração da tecnologia e em especial da internet às nossas vidas é um dos grandes eixos da revolução digital, e já não se trata mais apenas de computadores e smartphones. A rede mundial está se espalhando pelos objetos de nossas casas, ambientes de trabalho e outros meios e trazendo com ela todos os seus benefícios, oportunidades e desafios.

Mark Weiser, famoso cientista da computação, lançou a ideia abaixo nos anos 1980. Ainda hoje, quase 40 anos depois, ela não perdeu sua relevância:

“As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano e tornam-se indistinguíveis”

Um dos melhores exemplos disso é a Internet das Coisas, Internet of Things ou IoT, em inglês. Embora muita gente já faça ideia do que se trata, boa parte não imagina o quanto a onda de dispositivos conectados impacta a sociedade em todos os níveis. Gestores e profissionais de TI e outras áreas precisam estar atentos e entender em que ponto está a IoT, o quanto ainda vai crescer e que impactos trará aos seus negócios.

Afinal, o que é Internet das Coisas?

Internet das Coisas é o conceito de objetos conectados à internet e entre si através da rede, munidos de sensores, circuitos eletrônicos e softwares e capazes de coletar, processar e trocar dados.

Um ponto interessante é que a própria definição de Internet das Coisas não é inteiramente compreendida pelo público. A princípio, as “coisas” conectadas não dependem de interação humana. Elas percebem o ambiente ou sistema em que estão inseridas, trocam dados entre si e com a rede mundial e tomam decisões automaticamente, de acordo com sua programação.

Mas existem inúmeros casos de objetos classificados como IoT que permitem input humano, como smartwatches que monitoram o posicionamento geográfico e até os batimentos cardíacos do seu usuário, por exemplo. Eles também contam com uma interface com a qual a pessoa pode interagir. Em que classificação entram estes dispositivos então?

O que acontece é que estamos falando de um objeto legitimamente IoT (a parte que funciona independentemente do usuário) que traz com ele uma camada extra permitindo a interação e oferece funcionalidades diversas. Há diversos exemplos de dispositivos IoT “puros” (baseados unicamente na interação máquina a máquina, ou M2M) e outros que integram aparelhos voltados para o uso direto das pessoas.

Exemplos de Internet das Coisas

Este tipo de tecnologia está em todo lugar e tende a se disseminar mais ainda nos próximos anos. Segundo a Gartner (via Forbes):

“[…] até 2020, existirão mais de 26 bilhões de dispositivos conectados”

Este número pode ser ainda maior, dependendo de qual projeção levarmos em conta. O fato é que estamos falando de tecnologias em franca ascensão e que precisamos compreender. Uma boa forma de conseguir isso é com exemplos práticos.

1 — Fechaduras Inteligentes

Úteis para qualquer ambiente, fechaduras inteligentes (smart locks) conectadas à internet por Wi-Fi e Bluetooth permitem que portas sejam controladas digitalmente e até mesmo à distância por seus donos. São capazes de enviar imagens de visitantes ao smartphone do usuário, que por sua vez pode permitir ou não o acesso de onde estiver. Existem diversas marcas comercializando este tipo de solução no mercado.

2 — Termostatos

Um exemplo muito comum de dispositivos IoT, termostatos inteligentes medem a temperatura ambiente e regulam aparelhos como ar-condicionado ou aquecedores da maneira adequada. As funcionalidades destes dispositivos, porém, vão além. Através da conexão com a internet e capacidade de processamento, eles aprendem com a rotina da família e podem ser controlados à distância por aplicativo.

3 — Automóveis conectados

Já existem no mercado inúmeros exemplos de veículos com painéis de conexão à internet e integração com aplicativos populares, como redes sociais e apps de entretenimento. Mas a revolução da Internet das Coisas promete levar automóveis a outro patamar, permitindo o surgimento de carros inteligentes que dispensam motoristas e inúmeras outras soluções para o transporte público e logística em geral.

4 — Serviços de saúde inteligentes

A saúde é outra área onde as aplicações da Internet das Coisas prometem causar uma verdadeira revolução. Um ótimo exemplo que já vem sendo implementado em algumas clínicas e hospitais permite que pacientes usem dispositivos automatizados e conectados de medição de batimentos cardíacos e até coleta de sangue e que enviam os resultados diretamente para um sistema de controle, facilitando e agilizando o atendimento.

5 — Sensores para agricultura

Longe dos centros urbanos, dispositivos IoT também já ajudam produtores agrícolas a melhorar suas plantações. Existem sensores, por exemplo, capazes de detectar a temperatura e a umidade do ar e ativar sistemas de irrigação. Pela internet, podem acessar bancos de dados e projeções meteorológicas, se programar com antecedência e até mesmo regular o uso de água, tornando as lavouras mais econômicas e sustentáveis.

Acompanhe

Siga o blog da System para novos conteúdos sobre tecnologia da informação e envie sugestões ou críticas para comunicacao@systemits.com. Visite também nosso site e saiba mais sobre a missão, visão e valores da System IT Solutions.

--

--