Data Center: o que é e para que serve?

Por trás de todas as facilidades que a tecnologia nos traz, existe uma estrutura voltada para atender as demandas do mundo digitalizado

Os aplicativos, as facilidades e as possibilidades que a tecnologia traz chamam a atenção das pessoas, mas existe toda uma estrutura por trás do mundo digital que não é vista. São os Data Centers, antigamente também conhecidos como Centros de Processamento de Dados (CPDs).

Variando em tamanho, arquitetura e função específica, eles atendem desde empresas de médio porte até grandes organizações. É um tema que conhecemos bem: a System IT Solutions vem trabalhando há anos com soluções para Data Centers, levando as tecnologias mais eficientes e ferramentas inovadoras para os clientes. Veja aqui o que é e para que servem Data Centers, com a expertise de quem entende e vivencia a TI.

O que é um Data Center?

Um Data Center é o ambiente, ou espaço físico, que agrega toda a infraestrutura necessária para manter o funcionamento de sistemas e recursos digitais de uma organização, desde a rede até o armazenamento, acesso à internet e aplicações.

Normalmente, são projetados para garantir o tráfego, processamento e armazenamento de enormes quantidades de dados, além de disponibilizar inúmeras aplicações ao mesmo tempo, de forma ininterrupta — o que chamamos de disponibilidade, uma das características mais importantes de um DC.

Segundo a equipe técnica da System IT Solutions, “são projetados com uma série de fatores em mente, como o espaço físico, a capacidade de investimento da empresa e até mesmo a oferta de energia e riscos locais”. Ainda de acordo com nossos especialistas, a demanda, claro, é outro ponto essencial para balizar e justificar a implementação de um Data Center.

Ela varia de empresa para empresa, mas é comum que as estruturas agreguem equipamentos de alta performance como servidores, switches (para agregação de tráfego de rede), storages (sejam externos ou inseridos nos próprios servidores), equipamentos de segurança como firewalls, e todas as demais soluções, sistemas e aplicações da organização.

Para que serve um data center?

Toda essa estrutura (Data Center + soluções) tem como objetivo básico atender as demandas de TI de uma empresa. Como explicam nossos técnicos, “o projeto varia de acordo com o objetivo específico de cada negócio, mas basicamente envolve a infraestrutura de rede e a capacidade de processar e armazenar grandes volumes de informação”.

“Quando todas as funcionalidades utilizadas pela organização, como e-mail e aplicações financeiras ou administrativas, por exemplo, apresentam muita demanda, passa ser necessária mais performance e capacidade, e é aqui que entram em cena os Data Centers e a infraestrutura projetada”, continuam os especialistas.

Além disso — e mais importante ainda — um Data Center de alto desempenho impulsiona o desenvolvimento de produtos e a prestação de serviços ao consumidor, impactando diretamente a atividade fim do negócio. Em tempos de transformação digital, isso pode diferenciar um empreendimento dos concorrentes e definir o seu sucesso. Ou seja, o Data Center serve para atender as demandas de computação, tráfego e processamento de dados, tanto em nível interno quanto externo, impulsionando a organização como um todo.

Com isso em mente, é essencial que seja projetado com inteligência para atender seu propósito e garantir o ROI. “A informação é extremamente importante para a empresa, então é preciso levar em conta a demanda real para que o investimento tenha retorno”, concluem os técnicos da System, “por isso deve-se pensar em escalabilidade. Não adianta investir e depois não conseguir crescer”.

Soluções de computação unificada da Cisco (Cisco UCS), por exemplo, são extremamente eficientes no sentido de simplificar operações e garantir alta performance, ao mesmo tempo em que se mantêm escaláveis. Para storage, as soluções da Hitachi Data Systems garantem a melhor forma de trabalhar com os enormes volumes de dado que uma empresa gera hoje.

Há diversas características essenciais para a implementação de um Data Center eficiente, como as já mencionadas escalabilidade e disponibilidade, e ainda temos flexibilidade e segurança. Para aprender mais sobre todos estes assuntos, confira nossos artigos sobre soluções para Data Centers e principais insights sobre o universo de TI.

Acompanhe

Siga o blog da System para novos conteúdos sobre tecnologia da informação e envie sugestões ou críticas para comunicacao@systemits.com. Visite também nosso site e saiba mais sobre a missão, visão e valores da System IT Solutions.