Provisionamento: o que é e qual a solução mais ágil?

System IT Solutions
System IT Solutions
3 min readAug 22, 2017

Para crescer rapidamente e atender um mercado em transformação, empresas precisam de agilidade máxima no provisionamento de servidores

Um processo fundamental na implementação de novos projetos e mesmo durante as operações, o provisionamento garante que servidores sejam preparados para cumprir sua função dentro do escopo da infraestrutura. Saiba mais sobre a prática e descubra como grandes empresas a realizam de maneira mais rápida.

O que é provisionamento?

Provisionamento, em TI, é o processo de deixar um servidor (seja físico ou virtualizado) pronto para operação, com os “sistemas, software e dados apropriados”. Sem aprofundar no lado técnico, as etapas do provisionamento de servidores geralmente incluem:

  • Selecionar um ou mais servidores dentre os disponíveis;
  • Instalar softwares como sistema operacional, drivers, middleware e aplicações;
  • Definir e configurar os recursos do servidor, como endereço IP, espaço em disco, etc;

É um processo que, embora possa ser facilitado e que pode ser facilitado por meio da automação com scripts e ferramentas específicas, normalmente exige várias horas dos gestores e técnicos de TI envolvidos.

Como — e por que — tornar o provisionamento mais rápido

A demora e a complexidade no provisionamento de um servidor podem ser um problema não apenas para a equipe de TI, mas também para o negócio e o andamento das operações em geral.

Digamos que uma grande empresa de e-commerce está com ótimo volume de vendas em uma promoção, mas precisa de mais capacidade para continuar funcionando bem durante esse pico. Lentidão e indisponibilidades, nesse cenário, significam menos lucro e clientes insatisfeitos. O consumidor digital está no centro das transformações que vivemos, o que agrava esse tipo de situação.

É por isso que é preciso tornar o provisionamento o mais rápido possível. Quando a demanda cresce, a empresa deve acompanhar, de forma escalável, e ser capaz de implementar aumentos com agilidade.

Entre os recursos mais utilizados estão ferramentas de automação, algumas disponibilizadas por grandes fornecedores comerciais e outras que são open source, como Chef e Puppet. Algumas equipes utilizam scripts desenvolvidos por elas mesmas, ou ainda uma combinação de soluções externas, internas e processos “manuais”, de acordo com sua necessidade, para agilizar o quanto possível o provisionamento.

Provisionamento rápido e inteligente com Cisco UCS

Mas grandes ambientes, como aqueles de missão crítica, pedem soluções mais robustas. Quando se fala em provisionamento, a plataforma Cisco UCS, através do Cisco UCS Director, traz os maiores benefícios.

Como explicamos em nosso site, “O UCS acelera a entrega de novos serviços de forma simples, confiável e segura, através de provisionamento fim-a-fim para sistemas virtualizados e não-virtualizados”. A ferramenta permite que o provisionamento seja feito através de uma interface simplificada, exigindo algo entre 10 e 20 minutos dos engenheiros.

Basta que o especialista acesse a interface com cerca de 20 especificações a serem definidas e o UCS Director faz o resto automaticamente. O sistema ainda notifica o administrador quando o processo é concluído. Assim, a solução entrega simplificação e agilidade às operações, somada a tudo de positivo que o Cisco UCS já oferece.

Acompanhe

Siga o blog da System para novos conteúdos sobre tecnologia da informação e envie sugestões ou críticas para comunicacao@systemits.com. Visite também nosso site e saiba mais sobre a missão, visão e valores da System IT Solutions.

--

--