Virtualização: como torna Data Centers mais eficientes e quais as melhores soluções

Técnica que mudou a forma como Data Centers são projetados e operados pode trazer ainda mais eficiência com soluções inteligentes

A virtualização mudou a forma como projetamos e administramos Data Centers. Ela é considerada um fator decisivo para o uso mais inteligente da infraestrutura e permite que organizações façam mais com os recursos de hardware que possuem. E com a transformação digital, migração para a nuvem e outros fenômenos disruptivos, a virtualização não apenas manteve sua importância, mas também passou a criar novas oportunidades.

Com anos de experiência na integração entre clientes e fornecedores de TI — e ciente de que o sucesso de uma empresa depende do uso inteligente de hardware, software e recursos humanos, a System IT Solutions traz aqui uma visão geral sobre a virtualização, com indicações de soluções que potencializam suas vantagens.

O que é e como surgiu a virtualização

Antes de entender como a virtualização é importante para Data Centers e quais as melhores soluções, é preciso entender o que ela é, e como surgiu.

Em termos amplos e dentro do contexto de TI, virtualização é o processo de criar versões baseadas em software de recursos como sistemas operacionais ou mesmo hardware. Ela pode ser aplicada a servidores, armazenamento e até mesmo redes, sendo considerada “a forma mais efetiva de reduzir gastos com TI”. Com a técnica, é possível, por exemplo, criar diversos computadores virtuais, com diferentes sistemas operacionais (SO) e aplicações, dentro de um mesmo equipamento. Isso é feito através das chamadas máquinas virtuais.

O conceito vem sendo discutido desde 1950, mas foi nos anos 1960 que surgiram os primeiros equipamentos com capacidade limitada de virtualização. Anos mais tarde, quando a plataforma x86 e Windows e Linux viraram padrão na indústria, surgiram soluções de empresas como VMWare e mais tarde Microsoft que permitiam a consolidação de servidores e mesmo reaproveitamento de equipamento legado, aquele remanescente de projetos anteriores e que sem a virtualização acabaria ficando completamente obsoleto. A partir daí, foi tornando-se uma prática cada vez mais popular para aumentar a eficiência do ambiente tecnológico.

Como é importante para Data Centers

A grande vantagem da virtualização sempre foi o fato dela permitir um uso muito mais amplo da infraestrutura, que normalmente seria impedida por limitações do hardware. Normalmente, um servidor seria responsável por apenas um sistema operacional e uma aplicação. Assim, gestores precisavam adquirir novos equipamentos para rodar novas aplicações, o que não apenas envolve gastos, mas também deixa parte do potencial do equipamento sem aproveitamento.

Com a virtualização, empresas podem instalar diversos sistemas operacionais e aplicações dentro dos mesmos equipamentos ou mesmo “independente” deles, usando recursos de diferentes unidades.

Os benefícios da virtualização são enormes, entre eles temos:

  • Redução de custos
  • Menos downtime
  • Mais agilidade nas operações
  • Mais agilidade no provisionamento
  • Simplificação das operações

As melhores soluções para a virtualização em um Data Center

Todas essas vantagens não significam que o hardware em si perde a importância, e sim o contrário. Equipamentos e soluções de fabricantes como Cisco e Hitachi Data Systems favorecem a virtualização e oferecem uma base sólida para o uso mais eficiente do Data Center.

Soluções da Cisco, por exemplo, permitem a virtualização de desktops baseados em Data Centers Cisco UCS, oferecendo desktops virtuais de forma escalável e inteligente dentro da organização. Sem virtualização, aplicações espalhadas em diferentes equipamentos aumentam a complexidade da
infraestrutura, o que acarreta diversos problemas. A Cisco é referência em eliminar esse tipo de problema, oferecendo recursos para virtualizar servidores e dispositivos de rede, como switches.

A fabricante ainda oferece soluções simplificadas como plataformas de gestão para facilitar a administração das máquinas virtuais em ambientes que utilizam suas tecnologias. Com a Cisco, a própria rede pode ser virtualizada. Nesse sentido, a empresa oferece uma série de ferramentas, disponíveis em seu site.

No caso de virtualização de Storage, as vantagens também são muitas. É possível, por exemplo, aproveitar a capacidade de equipamento legado ou mesmo melhorar sua performance. A virtualização do armazenamento também possibilita a manutenção não disruptiva, com o “espaço”
dissociado de um ou outro equipamento físico. Isso garante alta disponibilidade da infraestrutura. Por fim, migrações de bancos de dados também são facilitadas por meio da virtualização.

Na hora de escolher soluções de storage com virtualização em mente, a Hitachi Data Systems é um excelente investimento. Storages da fabricante contam com facilidades como a virtualização global do armazenamento, que consolida todos os recursos em um pool para melhorar sua utilização e
garantir migrações não-disruptivas, entre outras.

O diretor da System IT Solutions, José Wilame Araújo Rodrigues, reforça a importância de usar soluções inteligentes para extrair o máximo de valor da virtualização: “Com as soluções dos nossos parceiros Cisco e Hitachi Data Systems, gestores tem ferramentas que favorecem a virtualização” explica o executivo, “elas os ajudam a garantir o máximo de eficiência operacional e retorno sobre o investimento”.

Acompanhe

Siga o blog da System para novos conteúdos sobre tecnologia da informação e envie sugestões ou críticas para comunicacao@systemits.com. Visite também nosso site e saiba mais sobre a missão, visão e valores da System IT Solutions.