Descubra o poder do Metabase

Genival Rocha Machado
sysvale
Published in
4 min readJun 1, 2023

Como transformar seus dados em insights valiosos

Fonte: metabase.com

Mergulhe no mundo do Metabase e desvende sua capacidade de transformar dados em insights valiosos. Explore as etapas essenciais, desde a instalação até a criação de dashboards personalizados, e descubra como essa poderosa plataforma de análise de dados pode ajudá-lo a extrair o máximo valor de suas informações.

O Metabase

O Metabase é uma ferramenta de Business Intelligence (BI) de código aberto que permite ao usuário visualizar e analisar seus dados de forma fácil e intuitiva. Também possui uma interface amigável para criação de dashboards interativos, consultas, relatórios e compartilhar insights.

Uma de suas principais características é a interface de arrastar e soltar, a qual permite que usuários não técnicos criem visualizações de dados facilmente. Pode-se criar gráficos, tabelas, mapas e outros tipos de visualizações com apenas alguns cliques.

Outra grande vantagem do Metabase é ser uma ferramenta de código aberto, o que significa que você pode baixar, instalar e personalizar de acordo com suas necessidades. Além de oferecer uma comunidade ativa de desenvolvedores e usuários que fornecem suporte e contribuem com recursos adicionais.

Disponibilização do Metabase

Fonte: metabase.com

O Metabase é construído e empacotado como um arquivo Java JAR, portanto bastar ter o Java configurado na sua máquina para poder utilizar o sistema.

Além do Java JAR a própria equipe do Metabase também disponibiliza o sistema em Docker e Metabase Cloud. Para mais informações basta acessar a documentação oficial referente à instalação.

Conhecendo o banco de dados

Antes de falar sobre como explorar os dados vale frisar que o Metabase tem suporte a uma variedade de fontes de dados, dentre elas temos MySQL, PostgreSQL, SQL Server, MongoDB, Google Analytics, Amazon Redshift, Google BigQuery e muitas outras.

Em relação a explorar os dados o Metabase tem uma funcionalidade, chamada Explorar dados, que oferece uma interface amigável e interativa para explorar, filtrar, resumir e visualizar seus dados em tempo real, permitindo que você faça descobertas valiosas de forma rápida e intuitiva.

Fonte: metabase.com

Ao selecionar esta funcionalidade você será direcionado para uma interface onde pode selecionar a fonte de dados desejada e explorar as tabelas e colunas disponíveis nessa fonte de dados. A partir daqui, você pode realizar diversas ações para explorar seus dados.

Criando dashboards

Antes de criar um dashboard é necessário criar os gráficos, as tabelas e os indicadores que a mesma possuirá. Para criar esses elementos o Metabase dispõe a funcionalidade Pergunta.

Fonte: o autor

As Perguntas são uma funcionalidade que permite fazer consultas e obter respostas rápidas e interativas sobre os dados. São uma forma mais simplificada de interagir com os dados, onde você pode fazer perguntas de forma livre, usando termos comuns da linguagem cotidiana, e o Metabase fará o trabalho de traduzir essas perguntas em consultas compreensíveis pelos bancos de dados.

Mas caso o usuário queria criar consultas mais complexas ou nativas existe a funcionalidade Consulta nativa, ao optar por esta opção será mostrada uma tela na qual o usuário poderá fazer consultas via código.

Fonte: metabase.com

A resposta de ambas, Perguntas e Consultas nativas, podem ser exibidas como tabelas, gráficos ou outros tipos de visualização, dependendo da natureza dos dados e da pergunta feita. Após obter o resultado desejado basta salvar sua pergunta.

Agora sim podemos criar nossas dashboards interativas utilizando os elementos salvos anteriormente. Para tal basta utilizar a interface arrasta e solta para posicionar os gráficos, tabelas e indicadores conforme desejado. Além disso também pode-se agrupar os elementos por seções, adicionar filtros e links externos.

Fonte: metabase.com

Continua…

Sobre o autor: Meu nome é Genival Rocha Machado, sou formado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e pós-graduando em Data Science e Analytics pela USP/ESALQ e atualmente trabalho como Scrum Master na Sysvale Softgroup.

--

--