Como conheci o Emicida e o que ele representa na minha vida

TRIUNFO
TRIUNFO
Published in
5 min readMay 16, 2020

por: Giovanna Nascimento

Comecei a ouvir o Emicida há 9 ou 10 anos atrás, conheci as músicas dele através da minha mãe, ela sempre gostou de rap, deixava no canal da MTV, desde quando eu ouvi Triunfo, não parei mais… Sempre quando passava o clipe de Triunfo, eu ia correndo ver, sinto muito orgulho de ter sido educada ouvindo Emicida, quando minha mãe morava comigo, ela vivia ouvindo e me obrigava a ouvir junto, eu amava… O Emicida tem um significado muito importante na minha vida, ouvir as músicas dele é como se fosse uma oração para mim. Sempre quando estou triste com algo, eu ouço todos os álbuns, canto letra por letra, minha mãe fica indignada que até hoje ela não sabe cantar todas as músicas, mas eu decorei quase todas.

Ano passado, Emicida lançou o álbum AmarElo, é um álbum muito especial para mim, esse álbum saiu no momento em mais precisávamos e no momento mais difícil da minha vida… Desde quando eu ouvi o álbum pela primeira vez, eu choro, é um choro de alívio de todos os sentimentos ruins, aí vem os melhores sentimentos, só de ouvir a voz do Emicida, dá uma paz, uma tranquilidade sem fim… Sinto como se ele estivesse ao meu lado, conversando comigo. Cada música é um sentimento diferente, é impressionante a inteligência desse homem, às vezes eu paro para refletir sobre a sensibilidade dele diante ao mundo e me vem tantos pensamentos, tantas reflexões… Até que um dia, me veio uma conclusão de que devemos abrir nossas mentes sobre o mundo e suas culturas e religiões, temos que ter mais empatia com o outro. O álbum AmarElo fala do amor e do elo (como já diz o próprio nome), fala das nossas relações com nós mesmos, com nossos amigos e familiares, porque” Tudo que noiz tem é noiz”, não é verdade?

Tempo de pandemia, estamos em quarentena… Nada melhor do que colo o álbum para tocar e refletir sobre o momento que estamos passando, pois o álbum já diz tudo, estamos passando por um momento histórico, andamos mais estressados do que nunca e para destruir um pouco nossas mentes, estamos fazendo nossas atividades em casa, mesmo que pareça que é o fim, nada está perdido, a esperança ainda está viva em nossos corações, estamos enfrentando esse momento difícil com muita garra, mas não podemos desistir agora… Vamos refletir sobre o nosso modo de se relacionar com o outro, vamos amar mais, parar de ignorar o outro, acabar com a desigualdade, pois isso só destrói a nossa forma de se relacionar uns com os outros.

Nesse tempo em que estou em casa, ouço os álbuns e sinto que podemos ter um mundo melhor, Emicida é um oásis para mim e para muita gente, suas músicas me emocionam, sua história mais ainda, antes de reclamar de algo, eu lembro do Emicida, o menino Leandro, que lá atrás, já passou por momentos mais difíceis ainda. Hoje eu tenho uma condição de viver que não posso reclamar, pois tem gente que já passou e passa por condições piores, por isso que é bom a gente pensar nas outras pessoas.

É impressionante o tanto de referências que o Emicida tem e o quanto nós aprendemos com ele, eu amo ouvir ele falando sobre sua relação com a música, com os livros e desenhos, ele consegue misturar tudo em uma coisa só, olha que bacana! Eu fico de queixo caído com suas referências de livros e da música. No meio dessa quarentena, ele postou no Spotify, um podcast com três episódios sobre o álbum AmarElo, e lá, ele conta sobre as diversas referências de sua músicas, e se você não viu, o que está fazendo aí? Vai lá ouvir e entender mais sobre o álbum. Eu fico vendo vídeos de entrevistas antigas, eu fico maravilhada com sua inteligência vasta e linda, é uma mente tão linda que é impossível não chorar, eu só consigo parabenizar pela pessoa que ele é, a cada palavra, uma referência. E também não podemos esquecer da sua relação com Wilson das Neves, sim, ele teve uma convivência linda com esse ser de luz, como o o próprio Emicida diz, é um orixá que tivemos a sorte de conhecer em vida, oh sorte em, Emicida fez alguns trabalhos com o grande Wilson das Neves, mas não conseguiu fazer outros, pois infelizmente, Wilson nos deixou, mas o grande sambista foi e nos deixou com ótimas lembranças, principalmente o Emicida né, que teve momentos lindos e engraçados com o gigante, que não vale nem a pena ficar triste, pois Wilson só nos deu alegria enquanto vivo. Eu imagino o quanto era bom conviver com Wilson, as histórias são as melhores, mas eu sei o quanto é maravilhoso conviver com o Emicida, ainda não convivi pessoalmente, mas tenho uma esperança, só de ver as lives e ouvir suas músicas, já dá para sentir sua presença, são muitas risadas e muitos choros de emoção também.

Conhecendo um pouco da sua história de vida e de sua mãe, Dona Jacira, dá para saber de onde veio tanta Inteligência e tanto dom. Dona Jacira, tem uma história de vida muito emocionante, ela está fazendo um podcast contando tudo sobre sua vida lá no Meteora Podcast e também fez um Setênio de sua vida em especial de dia das mães, também no Spotify, lá, ela conta todo o sofrimento na sua infância e como teve seus quatro filhos. São histórias impressionantes e a cada história é um sentimento, são misturas de sentimentos, e mais doido, é que, ela tem histórias parecidas com a minha e qualidades também, são coisas que me emocionam muito e me faz sentir que não estou sozinha, será que é porque somos de Capricórnio? Hahaha, eu amo muito a Dona Jacira e suas histórias, como também amo seu dois filhos Emicida e Fióti, dois meninos maravilhosos e muito talentosos.

Pois aqui está um pouco dos meus sentimentos demonstrados em palavras sobre o Emicida, é muito pouco perto de todo o meu amor por ele e suas músicas, aqui não dá para dizer cada significado de cada música para mim, mas só consigo dizer o quanto o Emicida me salvou no momentos mais difíceis da minha vida, a cada dia, ele está mais presente ainda na minha vida.

--

--

TRIUNFO
TRIUNFO
Editor for

Espaço para os fãs compartilharem suas visões e sentimentos sobre a obra e vivências pessoais com o Emicida. Noiz! ❤