João Augusto
TRIUNFO
Published in
3 min readMar 28, 2020

--

Kojima e Emicida, Juntos por Uma Causa

Recentemente, tenho notado nas redes sociais muitos relatando que está sendo extremamente difícil passar pela quarentena, isso deve-se, obviamente, ao fato de que ficar isolado é algo extremamente desgastante, temos de lidar com a solidão, tédio e, muitas vezes, com crises. Vejo muitos dizendo que tudo o que querem é a antiga rotina de volta, que quando tudo se normalizar não vão mais parar em casa e que irão aceitar todos as oportunidades possíveis de sair. Tudo isso me faz pensar, pensar muito. Me faz pensar que, a maioria das pessoas, só da valor ao que tem, quando vê a falta que isso as faz, me faz pensar que não notamos o quanto a mais simples conversa nos faz bem, me faz pensar que tudo isso é sobre o coletivo, que tudo isso é sobre as pessoas. Quando me deparei com esses pensamentos, duas obras artísticas me vieram à mente. A primeira foi o álbum AmarElo, do Emicida, a segunda foi o jogo Death Stranding, idealizado por Hideo Kojima. Talvez, num primeiro olhar, muitos não entendam o porquê essas obras surgiram em minha mente, mas eu explico. Death Stranding é um jogo criado pela Kojima Productions, seu maior idealizador é o game designer Hideo Kojima e aqui serei bem breve, pois, infelizmente, não tive a oportunidade de jogar esse jogo; ele retrata os Estados Unidos da América num cenário pós apocalíptico, sua missão é reconectar as cidades do país. Kojima já disse em diversas entrevistas que o jogo é uma analogia ao momento em que o mundo se encontra, ele vê as pessoas desconectadas, como se tivéssemos parado de nos importar com o próximo, como se tivéssemos parado de dar valor ao coletivo. Inúmeras vezes ele deixou claro que esse jogo é uma busca de fazer a sociedade se reconectar. Já AmarElo, feito pelo Emicida, não difere tanto. AmarElo é um álbum que fala sobre muitas coisas, mas a música que inicia essa linda obra e a qual cabe destacar aqui, chama-se Principia, ela nos atenta para as adversidades da vida, para o sofrimento, mas muito mais importante que isso, ela nos atenta para o outro, para os laços, para a proximidade, para as amizades e para o amor. O poema, contido no final da música, possuí alguns dos mais lindos versos que já tive o prazer de ler, versos esses que nos passam uma mensagem simples, mas que acredito que muitos de nós ainda não compreendemos, que o amor é o segredo de tudo. Diante de tudo isso, fica claro que mesmo que Kojima e Emicida pareçam, num primeiro momento, não ter nada em comum, eles tem sim. Ambos nos mostram a importância da conexão, a importância de demonstrar afeto, a importância de se sentir parte de um grupo que nos acolha, que nos faça bem, a importância das pessoas que amamos. A correria do dia-a-dia muitas vezes camufla tudo isso, nos deixa cansados, esquecemos do que realmente importa, mas, citando Emicida em Principia:

“Cale o cansaço, refaça o laço
Ofereça um abraço quente
A música é só uma semente
Um sorriso ainda é a única língua que todos entende”

Eu não sou, nem de longe, a pessoa com mais amigos no mundo, ou mesmo a pessoa que mais demonstra afeto, mas tudo isso me mostra que eu deveria fazer diferente, que eu deveria demonstrar mais. Infelizmente a situação atual não ajuda muito com essa epifania, mas, mesmo diante desse cenário, ainda podemos demonstrar amor. Ainda podemos dizer ao outro, mesmo que por mensagens, que ele é importante, que ele faz o nosso coração bater mais rápido, que pensar nele ajuda em momentos de solidão, que o amamos.

Bom, acho que era isso que eu tinha pra falar, espero não ter esquecido nada. Respeitem a quarentena, sempre lavem as mãos, saiam apenas em casos extremamente necessários, assim vocês verão as pessoas que amam o mais rápido possível.

--

--