Meu site, passo-a-passo-#6 — Motivação e começando a desenhar o projeto

Amós Batista
Tableless
Published in
3 min readOct 26, 2016

Eu acredito que a gente gasta apenas 25% do tempo usado para criar alguma coisa. Do restante, nós usamos para pensar, desenhar, planejar, preparar e corrigir, se houver falha em alguma destas etapas.

Depois que de ter um tempo para criar as pastas do projeto, resolvi parar um pouco com o desenvolvimento do sistema e comecei a desenhar a home do meu site.

Por quê? Não é melhor ter desenhado todo o projeto antes, antes de começar a programar? Nos projetos que temos no mercado, não é feita a análise, antes do desenvolvimento? Sim, mas eu tenho alguns bons motivos para isto.

A minha primeira motivação é justamente a minha própria motivação. Veja: estou trabalhando sozinho. E às vezes, um projeto solo é um saco, com o devido respeito. Eu quero fazer o melhor possível, mas a falta de tempo, junto com o cansaço do dia-a-dia, vão fazer este projeto demorar um bocado.

Por isto que achei melhor entregar este site em ‘partes’. Home, o blog, o portfólio, sobre, e ai vai… A cada parte entregue, eu vou comemorar, mostrar o resultado pra todo mundo, me sentir mais feliz em saber que dei mais um passo para a sua finalização.

Pense nisto, se você quer criar algum sistema, um jogo, animação, o que for, por favor, leia isto: Já vi muito projeto morrer. Eu, por exemplo, já deixei muita ideia para trás . Tanto na parte do planejamento (’puxa, isto vai ser grande demais’), quanto no meio do projeto (’caraca, me perdi, tanta coisa dando errada…’). Falo por experiência própria, se se o seu empreendimento for extenso, vai ser mais motivador entregá-lo por partes.

Uma outra razão é para que você possa demonstrar o projeto para alguém. Caso queira entregá-lo para alguma outra pessoa, é possível ir entregando este projeto aos poucos para ela. Pode ser que você use isto para tentar conquista algum recurso, ou conseguir mais tempo para desenvolver. É mais fácil negociar qualquer coisa com o seu cliente, caso você já tenha alguma coisa pronta.

Há um terceiro motivo para esta mudança: Quando o projeto for crescer, é muito provável que eu tenha que refazer alguma coisa que eu ‘não tenha previsto’. Como vocês viram no meu post sobre a automatização com o Gulp, ficou um processo bem básico; com certeza, vou ter que mexer nela quando o site for crescer.

Isto está sendo feito de propósito. Quando eu passo algum conhecimento, eu o faço da maneira mais básica possível. Eu vou esperar o momento certo para reescrever, ou refazer, e passar para vocês o que eu fiz. Vamos levar a resiliência do desenvolvimento do projeto ao limite: vocês verão toda a facilidade de se usar controle de versionamento, onde eu posso praticamente refazer tudo do zero, e recuperar tudo se precisar.

Junto ao terceiro motivo, percebi que quando queremos usar alguma coisa da Internet, sempre pegamos o processo inteiro, não é mesmo? Quando queremos usar uma ferramenta, ou um algoritmo, nós copiamos todos os comandos e jogamos no sistema, sem ao menos saber o que cada linha faz — eu confesso, faço isto direto. Pois bem, tudo que eu vou fazer aqui é o contrário: Sempre vou tentar fazer o mínimo de todas as tarefas, usar o mínimo de comanos, tentando explicar o que cada parte faz. Assim, você vai aprender de fato o que cada coisa faz.

O projeto não será muito linear, vou começar a desenhar a home do site. Depois, vou começar a codificar alguma coisa e deixar on-line. Depois volto a desenhar, e assim por diante. A ordem vai depender da lista de conhecimentos para passar para vocês, das etapas prontas, e, principalmente, do que eu estou afim de fazer no dia. Acredito que o projeto seja bem flexível para isto.

No meu próximo post, vou descrever a etapa de desenho da pagina inicial do site.

--

--