Meu site, passo-a-passo-#7 — Esboçando a home page

Amós Batista
Tableless
Published in
3 min readOct 26, 2016

Existem várias ferramentas para criação de sites, desde o desenvolvimento completo, até um simples protótipo de uma página. Mas, há uma ferramenta criada muito antes da Internet existir: o lápis e o papel.

A criação de sites é , antes de tudo, uma arte. Você pode não concordar, e falar que o design é uma ciência exata, onde se calcula a interação de um sistema com o seu usuário, a facilidade de obter as informações necessárias durante a visualização, por exemplo. Você está certo. Vamos colocar no cesto, também, harmonia de cores e elementos, o público e dispositivo-alvo, a tecnologia que irá ser utilizada na criação e os seus conhecimentos para utilizá-la, a contemporaneidade do design, a originalidade da sua ideia, entre outros fatores que não são tão fáceis de ‘calcular’

Fora tudo isto, a sua ideia tem que ser boa.

Você pode falar o que pode quiser. Eu ainda considero web design uma arte. Deveria ter um museu dedicado a ela. Conseguir usar todos estes fatores e construir algo que vai fazer sucesso é para poucos.
Assim, para qualquer tipo de arte, há o esboço, que são aqueles 5 minutos que se leva para passar a sua ideia no papel. Só 5, ou senão você começa a se distrair, e perder o fio da meada. Foi por um esboço que comecei a criar o meu site.
A princípio, eu me foquei em 4 pontos para a concepção da página:

  • Ela será o lugar onde vou concentrar todo o meu conteúdo na Web. Isto é, ela vai manter o meu blog, o portfólio, a galeria de imagens, minha biografia, e qualquer outro aplicativo ou ideia que eu queira testar.
  • O site será responsivo. Quero pensar nele, sendo utilizado no maior número possível de dispositivos.
  • Deverá representar o meu gosto pessoal por desenvolvimento de sistemas e por arte visual.
  • Deve ser simples, ao mesmo tempo que deve ter uma proposta diferente de outros sites.

Após passar um tempo tentando várias ideias, eu cheguei ao esboço abaixo:

Se você não conseguir ler o que eu escrevi no desenho, eles são comentários de detalhes que eu vou me atentar na hora de desenvolver. Como: estes triângulos vão fazer parte de uma animação em SVG, ou, as letras serão pretas com fundo branco. Quando eu esbocei, eu não apenas fiz um desenho, eu me preocupei também com o comportamento de cada elemento da página.

Como eu gostei desta ideia, vou começar a criar em cima dela. Eu poderia ir para o computador e já começar a codificar, mas, quero visualizar melhor este esboço na pratica. Para isto, vou usar alguma ferramenta de protótipo de sites, das que existem no mercado.

Enfim, voltando a defender o esboço no papel, eu sempre ando com um bloquinho de notas; tomei o costume de desenhar para resolver qualquer coisa. Criar um site, ou um formulário rápido pra mostrar pro meu chefe, ou tentar resolver algum problema difícil, sempre vou estar desenhando.

Eu acredito que a ideia deve vir antes do protótipo. Se está difícil para conseguir criar alguma coisa, pense nisto que eu disse para você e comece a esboçar.

No meu próximo texto, eu vou falar de programas de protótipos, e mais especificamente da ferramenta que eu escolhi, o Axure RP.

--

--