Meu site, passo-a-passo— #2 — O Repositório GIT

Amós Batista
Tableless
Published in
3 min readOct 3, 2016

Continando o desenvolvimento da nova página, hora de criar o ambiente propício para a criação.

Antes de codificar a primeira página, a estrutura de pastas, a criação do layout; enfim, antes de qualquer coisa, eu configurei um controle de versão.

Controle de versão é aquele tipo de coisa que deveriam ter ensinado na faculdade. Teria me livrado de muito cabelo branco.

Nas aulas de programação, quando chegava a hora de criar sistemas maiores, nós, os alunos, já tinhamos a noção de fazer uma cópia de segurança do nosso código-fonte, para podermos desfazer alguma coisa que tiǘessemos escrevido errado, e podermos voltar o programa como era antes.

Como eu fazia este controle? Eu fazia alguma coisa parecida com isto:

  • Projeto.1.0.zip
  • Projeto.1.1.zip
  • Projeto.1.1.Janeiro.2016.zip

Eu admito, fazia isto direto, e talvez você fizesse também. Esta é uma prática muito ruim. Mesmo gravando uma pasta todo dia, o mais difícil era recuperar uma parte do projeto que tinha dado problema.

O por quê disto era que, mesmo que colocando o código anterior em um arquivo, era quase certeza que haveria alguma outra coisa diferente em outra pasta, e que acabava não sendo recuperando. Quase toda recuperação de projeto não dava certo.

Este problema é grave. Eu já vi gente perder um TCC inteiro por causa disto.

A solução definitiva para controlar mudanças em seu projeto são os sistemas de versionamento. O meu sistema favorito de versionamento, que vou usar na criação do meu novo site, é o Git (https://git-scm.com/).

Gosto muito deste sistema. É um programa leve, rápido, confiável, e que é fácil de usar, principalmente se usado em linha de comando.

Há algumas interfaces gráficas disponíveis para o Git, mas aprender a usar por linha de comando vai te ajudar a dominá-lo melhor .

Voltando ao meu projeto, o primeiro passo foi criar um repositório no site GitHub (https://github.com). O Git permite que eu acesse um repositório na Internet, onde eu posso armazenar o meu código-fonte. Eu quero um repositório on-line, pois eu vou codificar um pouco em casa e no trabalho, quando sobrar um tempo. O GitHub foi a minha escolha:

Repositório criado, eu pego o endereço de repositório (clicando no botão Clone). No meu computador, depois de ter instalado o Git, sigo até a pasta raíz do projeto e executo este comando:

git clone https://github.com/amosbatista/amosbatista.git <<nome da minha pasta>>

Criada a pasta, o repositório na conta do GitHub é ‘clonado’ para a minha máquina. Eu já posso trabalhar nesta pasta, pois o Git controlará tudo que eu mudar dentro dela.

Eu criei algumas pastas e arquivos que eu copiei de outros projetos (vou explicá-las em outros posts). Agora, preciso salvar esta mundança no Git e mandar este projeto para o meu repositório no GitHub. Uso estes 3 comandos:

git add –all (adicionar todos os arquivos alterados na fila de gravação de mudanças).

git commit -m “Descrição desta gravação, o que eu fiz de diferente.”

git push (enviar esta alteração para o repositório no GitHub).

Com isto, salvei a mudança que eu fiz no meu projeto, e ainda fiz uma cópia dele, para o caso de precisar recuperá-lo, caso eu tenha que trocar de máquina, ou mudar de sistema operacional.

--

--