Meu site, passo-a-passo— #4 — Utilizando NPM para instalação de pacotes

Amós Batista
Oct 11, 2016 · 2 min read

O automatizador de tarefas Gulp está disponivel para ‘download’ por gerenciadores de pacotes, como o Bower, e o NPM. Estes sistemas permitem facilitar a instalação, atualização e distribuição de bibliotecas que você possa precisar utilizar neste projeto. No meu projeto, será usado o NPM, não apenas para o Gulp, mas para quase todos os plug-ins que eu precisar baixar.

Este gerenciador vem instalado com o Node.JS (https://nodejs.org/en/), um ambiente que permite a criação de aplicativos escritos em JavaScript, para serem executados em servidores (server-side).

Veja como instalar o Node.JS aqui: https://docs.npmjs.com/getting-started/installing-node.

1 — Iniciar o controle de pacotes no projeto

Abra o terminal (ou a linha de comando do seu sistema operacional), vá para a pasta raíz do seu projeto e execute o comando abaixo para iniciar o controle de pacotes:

npm init

Resultado do comando npm init

O comando criará um arquivo chamado package.json, que registrará alguns dados do seu projeto, como nome, descrição, versão, e guardará todas as bibliotecas, plugins e quaisquer outras coisas baixadas neste projeto. É um arquivo importante, já que você poderá baixar TUDO que você precisa caso precise apagar a pasta de plugins, ou caso mude de máquina.

2 — Instalar um pacote — neste caso, o Gulp

npm install gulp –save-dev

Divindo o comando em partes, o comando npm install gulp instalará o Gulp na sua máquina. O parâmetro –save-dev registrará o plugin Gulp no arquivo package.json que criamos no primeiro comando. Depois que instalar o Gulp, você pode abrir o arquivo num editor de texto e conferir o nome ‘gulp’ indicado nas propriedades devDependences.

O Gulp já está pronto para ser usado.

3 — Aprendendo a praticidade do NPM.

Para você ver o quão prático é o NPM, se lembra que eu falei no item 1, sobre reinstalar as bibliotecas que eu utilizei no meu projeto? Imagine que eu tenha que mudar para uma outra máquina, e que você só tenha o package.json com você. Para instalar todos os plugins que você instalou (e que você instalou COM o parâmetro –save-dev no comando), basta entrar no diretório do projeto, onde está o arquivo e executar:

npm install

Agora é só esperar o NPM preparar o ambiente que você já tinha montado na sua primeira máquina.

Foi bem simples de se aprender, não é mesmo? Infelizmente, na época que comecei a usar NPM, apanhei um bocado para aprender estes conceitos, já que as etapas de uso do gerenciador não eram claras em manuais em Portugues. Como eu já aprendi a usar melhor, compartilho para que você já comece o seu projeto sabendo como se usa.

Há várias outras configurações que você pode utilizar no NPM, mas você já pode começar a trabalhar com estes comandos.

Tableless

Amós Batista

Written by

Desenvolvedor front-end. Desenhista amador.

Tableless

Tableless

Um lugar para ler e discutir sobre desenvolvimento, design, web semântica, back-end e outros assuntos relacionados a web. Se você quiser publicar artigos conosco, envie um email: medium[at]tableless.com.br ou *clique no link* http://bit.ly/escreva-tableless-medium

More From Medium

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade