Meu site, passo-a-passo— #4 — Utilizando NPM para instalação de pacotes

Amós Batista
Tableless
Published in
2 min readOct 11, 2016

O automatizador de tarefas Gulp está disponivel para ‘download’ por gerenciadores de pacotes, como o Bower, e o NPM. Estes sistemas permitem facilitar a instalação, atualização e distribuição de bibliotecas que você possa precisar utilizar neste projeto. No meu projeto, será usado o NPM, não apenas para o Gulp, mas para quase todos os plug-ins que eu precisar baixar.

Este gerenciador vem instalado com o Node.JS (https://nodejs.org/en/), um ambiente que permite a criação de aplicativos escritos em JavaScript, para serem executados em servidores (server-side).

Veja como instalar o Node.JS aqui: https://docs.npmjs.com/getting-started/installing-node.

1 — Iniciar o controle de pacotes no projeto

Abra o terminal (ou a linha de comando do seu sistema operacional), vá para a pasta raíz do seu projeto e execute o comando abaixo para iniciar o controle de pacotes:

npm init

Resultado do comando npm init

O comando criará um arquivo chamado package.json, que registrará alguns dados do seu projeto, como nome, descrição, versão, e guardará todas as bibliotecas, plugins e quaisquer outras coisas baixadas neste projeto. É um arquivo importante, já que você poderá baixar TUDO que você precisa caso precise apagar a pasta de plugins, ou caso mude de máquina.

2 — Instalar um pacote — neste caso, o Gulp

npm install gulp –save-dev

Divindo o comando em partes, o comando npm install gulp instalará o Gulp na sua máquina. O parâmetro –save-dev registrará o plugin Gulp no arquivo package.json que criamos no primeiro comando. Depois que instalar o Gulp, você pode abrir o arquivo num editor de texto e conferir o nome ‘gulp’ indicado nas propriedades devDependences.

O Gulp já está pronto para ser usado.

3 — Aprendendo a praticidade do NPM.

Para você ver o quão prático é o NPM, se lembra que eu falei no item 1, sobre reinstalar as bibliotecas que eu utilizei no meu projeto? Imagine que eu tenha que mudar para uma outra máquina, e que você só tenha o package.json com você. Para instalar todos os plugins que você instalou (e que você instalou COM o parâmetro –save-dev no comando), basta entrar no diretório do projeto, onde está o arquivo e executar:

npm install

Agora é só esperar o NPM preparar o ambiente que você já tinha montado na sua primeira máquina.

Foi bem simples de se aprender, não é mesmo? Infelizmente, na época que comecei a usar NPM, apanhei um bocado para aprender estes conceitos, já que as etapas de uso do gerenciador não eram claras em manuais em Portugues. Como eu já aprendi a usar melhor, compartilho para que você já comece o seu projeto sabendo como se usa.

Há várias outras configurações que você pode utilizar no NPM, mas você já pode começar a trabalhar com estes comandos.

--

--