Dev: JS - Todo dia uma hype diferente

Todo dia uma hype diferente

Continuando o papo que iniciei no artigo: Dev: Framework, eu não sei se escolho você.

Como programador Javascript, faz parte do dia a dia estar por dentro de tudo que é novo no mundo JS, logo, é preciso conhecer a hype do momento. O que de certa forma, é algo bom, afinal, estamos conhecendo tecnologias novas e nem tudo que é "modinha" é necessariamente ruim. Então qual é o real problema de conhecer o que está na hype? Nenhum ué. O real problema vem quando deixamos de apenas ter a curiosidade do conhecimento e passamos a tratar como melhor o que é novo. E convenhamos que nem sempre esse é o caso.

Exemplos não são o que nos faltam, principalmente para quem trabalha com front end há um tempo, quem nunca usou jQuery apenas por ser muito mais "fácil" que VanillaJS sem ter a mínima idéia de como toda a mágica acontecia? Ou até mesmo AngularJS(que inclusive, usa jQuery. Nada contra 😅), encantado com two-way data binding, que eu mesmo achei mágico quando vi aquilo funcionando. Mas no fim das contas, não precisamos de tanto tempo para perceber que o mago programador não soube implementar sua magia tão bem assim.

Não parece mais tão mágico assim né

Foi o que aconteceu com o AngularJS, durante o período em que ele esteve na hype todo mundo começou a escrever aplicações com ele porque "Angular é muito bom, minha nossa". Não que ele seja ruim, mas apenas não é tudo aquilo que parecia no começo, inclusive assim que o React, Vue, e outras frameworks começaram a ganhar popularidade o brilho do escudinho vermelho foi diminuindo cada vez mais. Hoje quem tem aplicação escrita com Angular já diz que é sistema legado(#wendelFeelings). Veio a versão 2.0 com muitas promessas de melhoria, mas como todo mundo viu, não vingou muito.

Será que o mesmo vai acontecer com React? Já não está acontecendo? Todo dia temos um novo substituto React-like framework(Inferno, Rax, Preact, etc…) e isso não para. O que mais me entristece é que a chance de uma framework como essas ser descontinuada e todo o benefício que você estava ganhando deixar de existir por conta da própria framework não existir mais, é muito grande. O risco é menor quando estamos falando de um React da vida que é mantido pelo Facebook(não que o facebook não possa descontinuá-lo).

Eu acho interessante fazer uma engenharia reversa na hora de escolher uma tecnologia ou outra, ou seja, olhar de dentro para fora. Antes de apenas sair usando o que eles dizem ser tão bom, será que foi bem implementado assim como foi bem vendido? Geralmente a resposta para isso é não. Eu até costumo dizer que muitas vezes para fazer a magia acontecer, você precisa entender o que está por trás da magia.
Às vezes a magia está mais para uma… gambiarra ¯\_(ツ)_/¯

Então a dica de hoje é: Não desenvolva baseado no que está na moda, desenvolva baseado no que é realmente funcional e feito para criar bons produtos. Principalmente quando se trata de um produto da sua empresa, Long Term Support é essencial.