Experiência do Cliente (CX)

Lenine
Tableless
Published in
3 min readJul 5, 2016

Customer Experience (CX)

O objetivo dos designers UX é para garantir que a marca desenvolva produtos que resolvam o problema de uma maneira eficiente e agradável.

CX tem um alcance maior, é a experiência do cliente com todos os canais da marca: site, aplicativo, suporte, canais de mídias sociais, a entrega (delivery),etc. É um conceito guarda-chuva que engloba todos os canais, todos os produtos dentro da mesma marca e como o usuário se sente sobre eles.

Digital Customer Experience (DCX) // Crédito da imagem https://www.flickr.com/photos/altimetergroup/13716514053/

Normalmente, CX refere-se à forma como os usuários percebem:

  • Serviço ao cliente
  • Propaganda
  • A reputação da marca
  • Processo de vendas
  • Equidade dos preços
  • Entrega do produto (delivery)
  • UX de cada produto (individualmente)

O objetivo do CX é alinhar estratégias de negócios com a experiência global do cliente, com a felicidade do cliente em mente.

Péssima UX vs Boa CX

Tente imaginar a seguinte situação. Você compra/baixa um aplicativo, durante a sua experiência de uso percebe-se que a interface é confusa e você não consegue encontrar as funcionalidades que vão resolver os seus problemas (UX).

MAS, o aplicativo possui um serviço de ajuda aos usuários. Você entra em contato, o serviço é amigável (sem aqueles irritantes robôs de auto-atendimento), as respostas são diretas, explicação passo-a-passo e dicas pontuais. Depois disso, tudo parece fácil e no final o serviço coloca a sua disposição R$25 (ou algum outro benefício) de créditos para gastar como quiser (CX).

Neste exemplo a interface confusa do aplicativo gerou uma experiência ruim com o UX. No entanto, sua experiência com os outros aspectos da aplicativo foi ótima.

Boa UX vs Péssima CX

Você baixa um aplicativo de um empresa aérea: navega, pesquisa, compra a passagem, registra seu vôo e tudo isso em menos de 15 minutos. Mesmo que você nunca tenha feito isso, a interface auto-explicativa permite que você consiga passar todas as etapas de compra sem a necessidade de nenhuma ajuda (UX).

MAS, quando você chega no aeroporto a história é totalmente diferente. O atendimento no guichê é ruim com uma atendente mal educada, filas longas para o check-in, a sua mala é jogada de qualquer jeito e para finalizar o serviço de bordo é muito ruim (CX).

E aí? Você ficaria feliz com o dinheiro gasto vs serviço recebido?

Para os clientes ficarem satisfeitos, você precisa ter coerência entre o UX e CX. Os clientes interpretam todos os eventos da experiência (global) da marca.

Referência

Customer Experience vs User Experience: Why the difference matters

Meus outros canais

www | linkedin | twitter | pinterest

Gosto de ouvir opiniões, se tiver alguma; estamos aí. You got it!

--

--

Lenine
Tableless

Product Designer. Devido a minha prática constante de cinismo e desapego, consigo evitar debates acalorados sem noção e "mimimi". No bullshit.