Fontes customizadas no React-Native

Como utilizar a fonte que você quiser em seu projeto react-native

juliocarneiro
Tableless
3 min readJan 12, 2018

--

Fala pessoalzinho tranquilo? Espero que sim!
Neste post vou explicar bem rapidamente como você pode fazer para usar fontes customizadas no seu projeto React-Native.

A um tempo eu estava querendo escrever sobre RN (que é com o que estou trabalhando atualmente) porém, eu devo um post sobre React e me achava na obrigação de terminar ele primeiro. Enfim, isso mudou e eu decidi escrever sobre RN hahaha.

Estou escrevendo alguns posts básicos sobre o RN, o primeiro era como começar os projetos mas eu terminei este post primeiro e decidi publicar. Então pra você entender ele seria legal você manjar o básico ok?

Nomeação de fontes

Para garantir que as fontes sejam lidas pelo Android e pelo iOS precisamos primeiro garantir que o nome da nossa fonte seja o mesmo que consta no arquivo da fonte.

Por exemplo, eu escolhi a Open Sans para realizar o exemplo então vou clicar com o direito nela > Propriedades > Detalhes e ver a propriedade Título, o nome do arquivo de fonte deve ser o mesmo nome do Título.

No meu caso mudei de OpenSans-Regular.ttf para Open Sans.ttf, assim vou garantir que funcione em ambos os sistemas pois o Android le o arquivo pelo nome e o iOS pela propriedade de nome.

Adicionando fontes

Agora vamos fazer uma pasta na raiz do nosso projeto “/assets/fonts” e jogar todas as nossas fontes lá.

Package.json

Agora precisamos nos comunicar com o RN e dizer pra ele que criamos duas pastas novas e temos arquivos dentro de /fonts”, vamos fazer isso usando o rnpm, onde vamos fornecer o caminho dos arquivos:

Depois disso vamos linkar nossas modificações com o RN utilizando o LINK:

Isso deve adicionar as referências de fonte no seu arquivo Info.plist para iOS e, no Android, em “android/app/src/main/assets/fonts”.

Você pode verificar se realmente foram atualizadas no iOS abrindo o Info.plist no seu editor de texto e procurar pela key “ UIAppFonts”:

No Android procurando pela pasta “android/app/src/main/assets/fonts” e verificando se os arquivos estão lá.

Adicionando estilos

Com suas fontes em seu devido lugar e referenciadas, agora é só adicioná-las aos seus styles. Basta adicionar uma propriedade fontFamily com o nome da fonte:

Captura de tela do Android

Captura de tela do iOS

Código fonte

Você pode encontrar o código-fonte deste tutorial no Github:

--

--