Na UX você começa pelo problema e não com a solução

Lenine
Tableless
Published in
2 min readMay 10, 2017

O objetivo da UX é planejar um projeto ou serviço que melhore o cotidiano dos seus usuários.

Muita gente supõe que UX é “design”, na verdade é um conjunto de fatores que permite o processo de design começar. Quando temos que falar sobre UX precisamos sempre resolver esse mal-entendido.

O objetivo da UX é planejar um projeto ou serviço que melhore o cotidiano dos seus usuários. UX se baseia em dados de pesquisa, análise de produto, estatísticas, grupo de foco, informações etnográficas, etc. Uma boa UX começa e termina com esses dados.

O usuário é essencial para a criação e planejamento de um projeto. O foco sempre é o grau de satisfação com o produto/serviço, baseado na sua experiência de uso. Se você é capaz de entregar mais em termos de experiência, seus usuários vão optar por se envolver com seu serviço, produto, site ou app.

E o melhor de tudo é que eles — usuários — vão fazer isso não por falta de opção, mas sim por que eles realmente gostam da experiência. Exemplo: Google Drive, Dropbox, Google Maps, Amazon, Nubank, Uber, Apple, Android, etc.

Em seu livro, Hooked: Como construir produtos que conduzem ao hábito , o autor Nir Eyal escreve:

“Muitas inovações falham porque os consumidores irracionalmente supervalorizam o velho, enquanto as empresas irracionalmente supervalorizam o novo.” Então, quando você lançar um novo produto para os consumidores, você tem que ser pelo menos nove vezes melhor do que as alternativas anteriores, a fim de ter uma chance de obter os usuários do produto antigo.”

Concluindo

Comece com os problemas e não com as soluções

Sem problemas? Sem produto/serviço. Se um produto não resolve um problema, ninguém vai se importar. Eu sei que pode ser um exemplo batido, mas eu senti este tipo de “surpresa positiva” na primeira vez que eu usei o Uber, Nubank e recentemente o Banco Original — banco digital.

Pense na primeira vez que você usou um grande produto/serviço. Com certeza você teve a sensação de que ele foi “feito para você”, os seus sentidos (visão, tato e som) estavam em sintonia com o produto/serviço.

Recomendação de leitura

Nosso trabalho é desenhar cada vez menos interfaces

UX não é para todos

Meus outros canais

www | linkedin | twitter | pinterest

Gosto de ouvir opiniões, se tiver alguma; estamos aí!

No bullshit. ​No gimmicks​. You got it!

--

--

Lenine
Tableless

Product Designer. Devido a minha prática constante de cinismo e desapego, consigo evitar debates acalorados sem noção e "mimimi". No bullshit.