UX não é para todos

Saber pensar, supera o conhecimento de uma ferramenta.

O rápido aumento na popularidade da profissão UX Designer (UXD) tem ampliado cada vez mais as definições do que realmente um UXD faz.

Pergunte para cinco pessoas o que um UXD faz e você vai ter cinco respostas diferentes. As empresas entendem que elas precisam investir em User Experience (UX), mas não tem certeza do que isso significa em termos de contratação profissional.

Imagem para descrever o que estou explicando.

* Fiz uma pesquisa rápida e achei essa vaga para “estagiário UXD”

Um projeto de UX se concentra nas pessoas em primeiro lugar e não na tecnologia. Se concentra nas necessidades humanas, nas emoções e nos desejos.

Definição de UX de acordo com Don Norman e Jakob Nielsen.

“A UX engloba todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos.”

Uma boa definição do que é UX eu li no blog Arquitetura da Informação do Fabrício Teixeira (Diretor de UX na R/GA NY).

“Não existe uma pessoa responsável por “fazer UX”, ou “fazer a UX do site”, “fazer a UX do app”. Uma boa experiência do usuário (a tal UX) é uma soma de diversos fatores — um fluxo fácil de compreender, um visual agradável, textos claros e concisos, boa usabilidade, páginas leves de carregar, passos simples, um site que funciona em qualquer plataforma ou dispositivo, etc — e dificilmente existe uma única pessoa que fica responsável por tudo isso. Uma boa UX é a soma do trabalho de vários profissionais: designers visuais, programadores, redatores, motion designers, diretores criativos.”

O primeiro requisito para uma boa UX é atender às necessidades exatas do cliente sem confusão ou incômodo.

O produto/serviço tem que gerar AQUELA sensação de “quero mais”. Produtos/serviços simples, elegantes e bem pensados produzem esse efeito com mais facilidade. Por exemplo: Apples Stores, Starbucks, Nubank, Netflix, Uber, etc.

Saber pensar, supera o conhecimento de uma ferramenta.

O bom UXD sabe justificar cada decisão que ele fez ao longo do caminho para chegar ao produto final. Criar um produto é difícil. Se fosse fácil, todo mundo estaria fazendo isso.

* Alguém conhece algum estagiário UXD? Impossível de existir! Vou explicar. UX envolve muitas áreas de conhecimento, algo que um estagiário não teria. Justamente por ser um estagiário.

Meus outros canais

www | linkedin | twitter | pinterest

Gosto de ouvir opiniões, se tiver alguma; estamos aí. You got it!

Like what you read? Give Lenine(on) a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.