A invasão dos barbados


A barba por fazer virou moda, e é sinônimo de tendência e estilo.



Os barbudos voltaram a invadir as ruas. A barba grande e volumosa retornou aos rostos dos homens, inclusive os famosos. A barba por fazer, passou a estampar revistas e propagandas. Alguns dos que aderiram aos pelos no rosto foram Ben Affleck, George Clooney, Caio Castro, Malvino Salvador, a dupla Fernando e Sorocaba, e recentemente, Rodrigo Santoro. Estes são apenas alguns exemplos, mas a lista de barbudos não para de crescer.

Segundo o público masculino, um dos principais motivos por manter a barba grande são as mulheres. Eles veem isso como um artifício para ficarem mais atraentes para elas. E eles não estão errados. O portal Manual do Homem Moderno, publicou uma pesquisa australiana sobre o assunto. Desenvolvida pela Universidade de Nova Gales do Sul, o estudo mostrou a centenas de mulheres 10 fotos de diferentes estágios de crescimento de barba e pediram para pontuarem as fotos por quais mais tinham atração.

O resultado apontou que os homens que não faziam barba há dez dias foram os mais populares entre os gostos das mulheres. E os homens com pouca barba, entre cinco dias sem fazê-la, foram os que menos atraíram as mulheres pesquisadas.

Foto: Arquivo pessoal

Há sete anos usando barba, Felippe Mano, 30 anos, relata que passou a adotar o uso da barba quando ela começou a nascer. “Deixo a barba desde que comecei a tê-la efetivamente, por volta dos 20 anos. Sempre achei que combinava mais comigo. Tirei por um período curto por exigência do trabalho. Depois que comecei a ficar careca, com uns 23 anos, as meninas falavam bem de careca com barba, que vinha de encontro ao meu gosto e estilo. Isso há sete anos atrás. Eu aparo ela em casa mesmo, mas não tiraria de jeito nenhum”, relatou.

A barba também está na preferência de João Marcos Teixeira, 21 anos, que destaca que não tira mais ela. “Uso barba há anos, não consigo me imaginar sem barba, e jamais tiraria ela. Aparo ela com máquina, a cada 15 dias, pois não gosto dela muito grande”.

Foto: Arquivo pessoal

Há menos de um ano usando barba Marvyson Darley Albuquerque, 30 anos, destaca que gosta do visual sério que os pelos proporcionam. “Sem barba fico muito menino. Ela me faz bem, aumenta minha autoestima pela questão da opinião feminina”.

Para cuidar dos pelos, Marvyson apara a barba semanalmente e a tira uma vez por mês. “Gosto da sensação de me achar melhor com barba, por isso a tiro de vez em quando, para sentir esse prazer”, completa.

Foto: Arquivo pessoal

Sentir-se mais atraente também está entre os principais motivos que levam Rafael Nardes, de 22 anos, a cultivá-la. “Percebi que em relação às mulheres houve um aumento interessante depois da barba. Comecei a usar barba há um ano. Antes eu esperava crescer, depois tirava. Mais era por desleixo, pois fui militar e tinha que fazer a barba todos os dias, acaba irritando e machucando a pele. Depois que sai do quartel tirava uma vez por mês. Agora eu aparo, passo a máquina com pente de tamanho 2 ou 3, uso a gilete para fazer o desenho. Outro cuidado que tenho é lavar duas vezes por dia, além do banho. Não gosto de ficar sem barba, se tiro completamente a barba fico parecendo muito novo”, destaca.

O portal Manual do Homem Moderno, destacou que a barba possibilita alguns benefícios, entre eles: protege contra o sol, deixa o homem mais “respeitável”, poupa tempo, suaviza a pele, desacelera o envelhecimento, alivia a asma, protege contra o frio, e atrai a atenção das mulheres.

Se a moda da barba veio para ficar ou não, ainda não sabemos, mas estar de bem consigo, com o rosto peludo ou liso, é o que importa.

Para ler mais:

A barba grande voltou, mas não para ficar

Homens de barba Um estilo de vida que traz de volta a virilidade

10 Motivos para não fazer a barba