O olhar de uma especialista

Jéssica Christiane Schubert
Especial TAG
Published in
3 min readJun 1, 2017

Mayara Nunes é psicóloga, formou-se em 2012 e atua na clínica desde 2013. Especialista em psicologia clínica analítico-comportamental, agora está fazendo outra especialização em psicologia na maternidade. Além de trabalhar na clínica, atua como psicóloga técnica, responsável por serviços de psicologia na parte de estágios na Unipar.

A equipe do TAG conversou com Mayara para entender o transtorno pelo viés da psicologia.

TAG - O que é o transtorno de ansiedade?

Mayara Nunes - O transtorno de ansiedade está relacionado com algo que prejudica a pessoa, ela fica muito preocupada com as coisas que possam acontecer. Algumas pessoas ficam ansiosas em dia de prova, então existem um tipo de que é normal, mas quando é impedido de realizar suas atividades de rotina, ele pode ter desenvolvido transtorno de ansiedade.

Foto: Gabriella Tiscoski

TAG - Quem pode ter este transtorno?

Mayara Nunes - A TAG pode afetar crianças, jovens, adultos e idosos, ninguém está livre de desenvolver o transtorno.

TAG - Qual o tratamento indicado para quem possui?

Mayara Nunes - Uma primeira coisa para o tratamento é identificar a causa da ansiedade. O tratamento mais efetivo são sessões com psicólogos, que podem vir acompanhadas de terapia medicamentosa. A ansiedade está muito mais relacionada às emoções, portanto, uma terapia ainda é o método mais eficaz e cada psicólogo vai ter técnicas específicas de tratamento.

TAG - Existem formas alternativas para o tratamento?

Mayara Nunes - Existem terapias alternativas, como acupuntura, florais e prática de atividade física.

TAG - Tem gente que quando presencia uma crise acha que é besteira, isso afeta quem tem o transtorno?

Mayara Nunes — Realmente tem pessoas que não contribuem e aumentam o quadro de ansiedade. Quando alguém fala que é besteira, quem está em crise fica desesperado, aquilo fica na cabeça e causa uma sensação de querer sumir, mas não saber para onde. Então a melhor forma de contribuir é orientar quem está perto de que aquilo por que a pessoa está passando não é frescura, mas sim um problema de saúde.

TAG O que pode ser feito em momentos de crise?

Mayara Nunes Neste momento, se alguém estiver por perto, pode tentar acalmar a pessoa em crise, geralmente ela só vai querer um abraço, encher a pessoa de perguntas só aumenta o estresse. Se estiver sozinha, tente fazer algo de que goste para se distrair, técnicas de respiração também funcionam muito bem.

TAG - A ansiedade pode causar depressão?

Mayara Nunes - Sim, a pessoa pode querer não sair mais por medo, então decide ficar só em casa, no quarto, e aí acontece o isolamento social, facilitando muito o quadro depressivo.

TAG - Qual a relação entre medo e ansiedade?

Mayara Nunes - O medo é algo comum, algumas pessoas têm medo de altura, ele faz parte do comportamento humano. Na ansiedade, o medo geralmente é o que desencadeia uma crise, medo de que algo ruim aconteça, medo de morrer, medo de estar com medo.

--

--