Um alerta sobre a depressão

Letícia Baratto
Especial TAG
Published in
2 min readJun 7, 2017
Foto: Gabriella Tiscoski

A depressão é uma doença silenciosa, poucas vezes notada e que pode levar ao suicídio. O transtorno é uma doença que causa sintomas físicos e psicológicos. O mais conhecido de todos é a tristeza profunda e prolongada, a depressão também causa baixo-estima, desanimo e dificuldades para lidar com a vida pessoal e profissional.

A maioria das pessoas que sofre com depressão não são diagnosticadas facilmente, devido a falta de reconhecimento dos sintomas, pois o diagnóstico correto pode demorar meses ou até anos para ser realizado.

Para quem convive com a doença, acordar, levantar da cama e saber que tem mais um dia a ser enfrentado, é um desafio. O depressivo tem pensamentos negativos constantes, o que pode levá-lo ao isolamento total e posteriormente ao suicídio. Em todo o mundo, são 121 milhões de pessoas depressivas, 17 milhões somente no Brasil, dados que tem tendência a aumentar todos os anos.

Deixar de estar depressivo não é apenas escolher não sentir mais tristeza e seguir fiel a decisão. A depressão requer um tratamento com o acompanhamento do especialista e deve ser seguida de medicações.

A procura pelo especialista é apenas o começo de uma longa batalha, isso porque a perda de ânimo pode levar ao abandono do uso da medicação, podendo agravar ainda mais a doença e deixando o paciente no mesmo quadro que estava quando procurou ajuda médica.

Estimular e apoiar o tratamento do paciente é uma forma de ajudá-lo a encontrar uma saída para a doença.

--

--