SOBRE +10: O Futuro da Restauração – Ecoporé apresenta impactos dos projetos da organização na V Conferência de Restauração Ecológica.

Tainá Scartezini
Tainá Scartezini — Portfólio
3 min readJul 16, 2024

Oito trabalhos comentam resultados do Viveiro Cidadão e da Rede de Sementes da Bioeconomia Amazônica (ReSeBa), entre outros assuntos.

Originalmente publicado no site da Ecoporé em 15 de junho de 2024.

Seis membros da equipe da Ecoporé apresentaram oito trabalhos, entre pôsteres, simpósios, projetos e vídeos, na V Conferência Brasileira de Restauração Ecológica – SOBRE 2024 da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica.

O evento bianual ocorreu nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, entre 08 e 12 de julho de 2024, e teve como tema SOBRE +10: O Futuro da Restauração, celebrando os dez anos da SOBRE e a Década da Restauração de Ecossistemas (2021–2030) da ONU, que visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas terrestres e oceânicos. A restauração ecológica, isto é, o processo de restabelecimento de um ecossistema que já foi degradado, danificado ou destruído, é um dos campos de atuação da Ecoporé há mais de 15 anos na Amazônia.

Alguns dos assuntos abordados nos trabalhos foram o estoque de carbono em áreas de recuperação da Amazônia, a geração de renda para mulheres através de quintais produtivos e o monitoramento participativo em áreas de restauração.

Representaram a Ecoporé no Evento Sheila Noele da Silva Moreira, atual presidenta e coordenadora do Programa Governança e Administração; Marcelo Lucian Ferronato, coordenador de Floresta e Agricultura; Paulo Henrique Bonavigo, coordenador de Natureza e Comunidades; a gerente da ReSeBa – Rede de Sementes da Bioeconomia Amazônica, Aline Smychniuk; e os analistas socioambientais Romas Pereira da Silva e Daiane Peixer.

O paper “Potencial de sequestro de carbono em áreas de recuperação da vegetação nativa na Amazônia Ocidental”, de Marcelo Lucian Ferronato, conclui que os plantios mistos, técnica usada na restauração florestal pelo projeto Viveiro Cidadão, realizado há mais de 10 anos em Rondônia com patrocinado pela Petrobras, tem alto potencial para estocar carbono e outros gases de efeito estufa. Para estimar o potencial de estocagem, mediu-se o volume de todas as árvores plantadas entre 2013 e 2014 através da circunferência à altura do peito (CAP).

Já o trabalho de Daiane Peixer, realizado em conjunto com Romas Pereira da Silva, Sheila Noele da Silva Moreira e Marcelo Lucian Ferronato, intitulado “Quintais produtivos: segurança alimentar e fonte de renda para mulheres rurais na Amazônia Ocidental Brasileira”, avaliou o impacto de 100 quintais produtivos na vida de mulheres em áreas rurais de Rondônia. Em seis anos, os quintais implementados por meio do projeto Viveiro Cidadão aumentaram a renda das mulheres de R$880,00 para R$3.179,65, contribuindo para a melhoria de renda e autonomia das mulheres atendidas, além da segurança e soberania alimentar das famílias.

Aline Smychniuk divulgou os resultados dos testes com as sementes de pente de macaco (Apeiba tibourbou) no desenvolvimento de 30 espécies florestais utilizadas em mixes de sementes em projetos de reflorestamento. Ela descobriu que o óleo liberado pela semente desta espécie tem efeito hidrofóbico nas outras, isto é, faz com que elas não absorvam água, assim retardando ou inibindo o desenvolvimento delas.

A Ecoporé também participou, no primeiro dia da conferência, do encontro da Aliança pela Restauração na Amazônia, da qual a Ecoporé, representada por Ferronato, ocupa cadeira na Coordenação do Conselho de Coordenação Estratégica. Em conformidade com o objetivo da Aliança, surgida em 2017, de promover, qualificar e ampliar a escala da restauração de paisagens florestais na Amazônia brasileira, discutiram-se perspectivas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que acontecerá em Belém, no Pará.

SOBRE-REBRE

Criada em 2014 em Antonina, no Paraná, durante uma oficina o III Encontro da Rede Brasileira de Restauração Ecológica (REBRE), a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) estimula a colaboração técnica e científica entre diferentes atores envolvidos com a restauração ecológica no Brasil. O objetivo da organização, além de fomentar a troca de conhecimentos, é compartilhar informações de qualidade sobre restauração com formadores de opinião e tomadores de decisões, tais como jornalistas, legisladores e agentes que atuam na política ambiental. Atualmente, cerca de 36 instituições de 24 estados fazem parte da SOBRE-REBRE.

--

--

Tainá Scartezini
Tainá Scartezini — Portfólio

Writer and Journalist. Brazilian and Latin American culture, literature, tips, and more. https://linktr.ee/tscartezini 🇱🇷 🇧🇷 🇮🇹 🇨🇵