Desafios no teste de aplicativos móveis

Samantha Morais Nunes
Take.Blog
Published in
3 min readJun 17, 2016

Sabemos que garantir a qualidade de um aplicativo tem aspectos únicos e grandes desafios. Portanto, iremos discutir alguns desses desafios que impactam diretamente a complexidade dos testes dos aplicativos para dispositivos móveis. Nossa equipe os enfrenta no dia a dia de testes do Omni App, nosso aplicativo que reúne canais de interatividade multimídia (contatos inteligentes e/ou chatbots) entre empresas e consumidores.

A cada dia surgem dispositivos mais eficientes e com mais recursos. Levando em consideração esse contexto, o teste de aplicativos móveis é imprescindível.

Porém, existem diversos desafios, como por exemplo a diversidade de fabricantes presentes no mercado, como pode ser verificado no gráfico abaixo.

Quota global de mercado detida pelos principais fornecedores de smartphones de 2009 a 2015
Fonte: Statista

Considerando um aplicativo que seja desenvolvido para Android a partir da versão 5.0, não é garantido que o comportamento será o mesmo em um aparelho LG e Motorola, pois cada fabricante tem configurações diferentes em seus dispositivos. A categoria “Others” está crescendo, o que significa que a variedade de aparelhos tende a ser cada vez maior.

Um outro grande desafio é a fragmentação de sistemas operacionais.

Mercado de smartphones em todo o mundo por sistema operacional de 2014 a 2020 — Fonte: Statista

Como podemos ver no gráfico acima, a maioria do mercado utiliza o Android. Mas, além da diversidade do SO’s, temos também sua fragmentação em diferentes versões. Por exemplo, se um aplicativo é desenvolvido para Android a partir da versão 4.0, significa que teremos as versões 4.0.2,4.0.3,4.0.4,4.1,4.2…5.0…6.0 (e etc.) para testar. É bem desesperador, pois a quantidade de testes é muito grande, e o ideal é que todas as funcionalidades sejam executadas em cada versão do SO.

Além disso, a diversidade de tamanhos de tela é outro fator preocupante, pois impacta diretamente a experiência do usuário.

Abaixo, uma demonstração da diversidade de tipos de telas de dispositivos móveis.

Diversidade de tamanhos de telas — Fonte: OpenSignal

Neste caso, a complexidade está em garantir que um usuário que possui um celular com tela pequena terá a mesma experiência que um usuário que possui um com tela maior.

Esta questão é muito importante: quebras de layout, tamanho de letras, resolução das imagens, entre outros, podem prejudicar a usabilidade, que em um mercado com tantos aplicativos se torna uma vantagem competitiva.

Como podem ver, a quantidade de desafios é muito grande. Por isso continuaremos a discutir sobre eles e a encontrar maneiras de superá-los.

E você, o que acha mais desafiador sobre testes de aplicativos?

[Originalmente publicado em: http://www.taketest.com.br/2016/05/25/teste-de-aplicativos-moveis-desafios-parte-1/]

--

--

Samantha Morais Nunes
Take.Blog

Arquiteta de proteção de dados. Founder da Compass Data Protection. Pesquisadora voluntária do DTec-UFMG.