OUR CHANGING SEAS III por Courtney Mattison

Bodas de Coral

Talent Marcel
Talent Marcel
Published in
3 min readSep 14, 2015

--

— por Renata Serafim

Comemoram-se aos 35 anos de casamento. O coral se forma a partir do acúmulo de sedimentos. Com o passar dos anos, a base já está consolidada, forte, consistente, mas continua recebendo novos sedimentos, continua sendo moldada. O mesmo pode-se dizer de uma relação de longa duração, que já atingiu a maturidade, mas que continua vivendo os desafios do dia a dia. Por isso, os 35 anos representam as Bodas de Coral.

Neste ano, a Talent completa seus 35 anos. Uma relação intensa com o mercado publicitário, em que a Talent vem aprendendo e evoluindo muito, mas, sem dúvidas, contribuindo igualmente. Nesses 35 anos, muita coisa mudou. Muita coisa evoluiu, ficou pelo caminho e muita coisa está em franca mudança, recebendo novos sedimentos, novos formatos, a cada dia.

Por essas e outras, achei perfeito o paralelo da idade da agência com as bodas de mesmos anos. A Talent, em si, representa o significado dessas bodas. Não há como negar o DNA forte e consolidado que essa marca tem. Sustentado por bases sólidas e atemporais, que são a estratégia e a criatividade, atributos característicos da Talent. Vide Julio Ribeiro, fundador da agência e do pensamento estratégico na publicidade brasileira.

E vide as campanhas históricas e memoráveis, como “Não é assim uma Brastemp”, “Bonita camisa, Fernandinho”, “Pergunta lá no Posto Ipiranga”… Só para citar algumas entre tantas outras ao longo desses 35 anos.

Também não dá para negar a atitude inquietante e inconformada da Talent. Qualquer profissional que tenha passado pela agência, ou conheça alguém que passou, reconhece o quanto a Talent passa por processos constantes de “refação”, de reaprendizagem e ganho de novos sedimentos, novos formatos, o tempo todo.

Em seus 35 anos, a Talent consolida a responsabilidade e a maturidade da fase adulta, ao mesmo tempo em que mantém o frescor, a curiosidade, o “se joga” puros e alegres da infância.

Quando a agência nasceu, eu era praticamente um bebê. Quando algumas dessas campanhas que citei surgiram, era uma criança que me divertia com os filmes que via na TV. Sem sequer imaginar que um dia faria parte dessa mágica que é fazer propaganda.

Hoje, estou eu aqui, contribuindo, fazendo parte, sendo alguns dos sedimentos que continuam dando novos formatos, aumentando a base sólida da história atual e futura da Talent. Nesses 6 anos de relação com a agência, posso me orgulhar de já ter deixado algumas marquinhas e ainda há muito com o que contribuir. Mas orgulho maior é poder fazer parte dessa história de sucesso e de generosidade de uma agência aberta ao novo, à contemporaneidade e com desejo eterno de reaprender. Este é o maior ensinamento que a Talent tem dado ao mercado.

Por isso, peço licença para usar esse espaço para fazer esse pequeno, porém sincero, reconhecimento e homenagem ao lugar que, a cada dia, me ensina a ser uma melhor profissional e pessoa. Que outras infinitas bodas venham. Mas que a Talent jamais perca seu espírito de coral.

Renata Serafim —Diretora Geral de Planejamento da Talent

--

--

Talent Marcel
Talent Marcel

Inteligência e criatividade para qualquer comunidade, através de comunicação e inovação aplicáveis em qualquer plataforma. No line people. No line agency.