Agile Brazil 2016

Raul Felipe
Talkafé
Published in
4 min readNov 24, 2016

#AgileBR #DeVoltaAsOrigens

O Agile Brazil é a conferência oficial da Agile Alliance Brazil, tendo se tornado a maior conferência de métodos ágeis do hemisfério sul.

O evento não possui fins lucrativos e é organizado por um time de especialistas da comunidade brasileira de métodos ágeis que compartilham do objetivo de incentivar e disseminar a cultura ágil por todo o país.

Em 2016, a Agile Brazil voltou às origens para discutir as raízes mais profundas da agilidade e convidar seus participantes a refletirem sobre o que praticam no seu dia-a-dia.

Tipos de sessão

1. Apresentação

A tradição também tem lugar.
Sessões do tipo Apresentação expõem assuntos, ideias e/ou experiências de forma a favorecer a compreensão e recebimento do conhecimento do palestrante. É o formato clássico de sessões e exige um bom domínio de quem as apresenta para manter o público entretido e, ao mesmo tempo, agregar valor. Não existem restrições neste tipo de sessão sobre quanto tempo o palestrante deverá dedicar ao esclarecimento de dúvidas e perguntas.

2. Mão na massa

Porque ensinando se aprende.
Sessões Mão na Massa são workshops e tutoriais com atividades práticas e alta participação do público. O objetivo principal é transmitir o conhecimento de uma maneira prática. Workshop é uma oportunidade para que os participantes aprendam uns com os outros sobre um tópico relevante, compartilhando idéias a fim de expandir uma nova técnica ou discutindo novas idéias a serem compartilhadas com a comunidade. Tutoriais são aulas guiadas por um instrutor para prover aos participantes conhecimento prático que possa ser usado de imediato em seu dia-a-dia.

3. Você está certo disso?

Provocativo? Gosta de contestar status quo?
Sessões “Você está certo disso?” buscam instigar o debate e reflexão da comunidade sobre um tema. O palestrante poderá ou não prover respostas, mas acima de tudo ele apresentará uma perspectiva inovadora ou contestadora sobre o status quo. Estas sessões são dinâmicas, sendo compostas de uma apresentação sobre o assunto de 20 minutos ou menos, e o restante do tempo dedicado à participação da audiência. Sessões desse tipo são para pessoas que acreditam que somente as perguntas certas obtém respostas que fazem diferença.

4. Exercite Sua Criatividade

Formato inovador de sessão também tem espaço!
Os outros tipos de submissão parecem não se encaixar na mecânica que você gostaria para trazer o seu conteúdo? Essa é exatamente a ideia de uma sessão do tipo “Exercite sua criatividade!”. Suas únicas limitações aqui são uma sala e um timebox. Como você vai utilizá-los para atingir seu objetivo está sob o seu domínio — ou, no caso, sob o domínio da sua imaginação.

5. Duelos

A ‪#‎AgileBR‬ disponibiliza a arena — e você, uma boa briga.
Duelos são sessões com o objetivo de incentivar o pensamento crítico e promover discussões com grande potencial para novos insights, mesmo aos agilistas mais experientes. É uma submissão única com dois palestrantes defendendo pontos opostos sobre um mesmo tema por 15 minutos cada, seguidos por 20 minutos de debate com o público presente.

O que eu vi.

O “ágil” poderia ser: “que se movimenta com facilidade; ligeiro, leve”. Ágil é diferente de Mais Rápido!

Uma profunda reflexão e discussão saudável em todas as palestras e sessões totalmente votadas a essência ágil, sempre olhando para o manifesto.

E os princípios.

# anotações sobre a palestra de abertura.

  • Tecnologia entendendo de negócio e negócio entendendo de tecnologia.
  • Mean Time to Repair = MTTR < MTBF. Ter uma equipe que consegue reagir na correção de falhas em um tempo menor que o tempo de repetição da falha.
  • Recursos Humanos conhece o manifesto ágil? Importância do RH ajudar a cultivar a cultura.
  • Como criar uma empresa que aprende constantemente? Espaços de aprendizado.
  • Mudanças devem ocorrer em todos os níveis da organização.

# No Estimates

  • Investimos tempo em estimativa e a maioria das vezes elas são erradas.
  • Gestores esquecem que estimativa é uma tentativa e não um compromisso.
  • Ausência de estimativas também traz problemas.
  • Estimativas nem sempre são as piores soluções. Acrescente muitos métodos a sua caixa de ferramentas. Cada equipe e projeto podem ter resultados diferentes.

# Cerimonias não Ortodoxa.

  • Equipes entenderem o propósito das cerimonias;
  • Dia Temático: se você pode fazer algo para melhorar seu dia e o resultado da organização, o que você faria em um dia de trabalho?
  • Testing Day: Um dia dedicado para todos os colaboradores testarem as aplicações.
  • Slack Day: Um dia dedicado para todos os colaboradores resolverem coisas.
  • Metáfora do Sistema: Desenho da arquitetura do sistema que esta sendo construindo. De tempos em tempos apaga e pede pra alguém desenhar.

Fontes: http://www.agilebrazil.com/2016/ & Anotações Raul Dandolini Felipe.

--

--

Raul Felipe
Talkafé

Technology Manager Delivery Manager Project Management